Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 09h40


SETEMBRO AMARELO

​​​​​​​Assembleia Social repassa ao CVV cartilhas de prevenção ao suicídio

Parceria previu oferecer material de apoio para palestras ministradas pela organização

PRISCILA MENDES / Assembleia Social



Foto: Karen Malagoli

Foto: Karen Malagoli

Como forma de apoiar as ações do Setembro Amarelo promovidas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a Assembleia Social repassou, para a organização em Cuiabá, 500 exemplares de cartilhas de prevenção do suicídio. Pela parceria, o CVV repassou o conteúdo e o braço social da ALMT responsabilizou-se pela impressão.

A Organização Mundial da Saúde aponta que há um suicídio no mundo a cada 40 segundos. Mais que isso, a cada dois segundos alguém pensa em tirar a própria vida (a chamada ideação suicida). No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de carro.

Falar sobre suicídio é tabu na sociedade, pois há um entendimento de que pode incentivar novos casos. No entanto, a orientação é conversar abertamente sobre prevenção, sobre formas de identificar a pessoa em sofrimento e oferecer ajuda e atendimento profissional, sobre acolhimento. E evitar comentar casos específicos da tragédia, bem como não mencionar métodos.

“Precisamos falar sobre suicídio, mas de forma preventiva, amorosa, estendendo a mão a quem precisa, contribuindo para que aquela pessoa encontre significado em sua vida”, ressaltou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira. “E, sempre que pudermos contribuir institucionalmente, seguiremos de portas abertas”, garantiu, se dirigindo ao voluntário do CVV, Ormar Capistrano.

“Essa parceria é muito importante para nós, uma vez que essa temática é cada vez mais recorrente em nosso país”, agradeceu Ormar. As cartilhas serão distribuídas nas palestras a serem ministradas pelo CVV. “A gente distribui para os participantes ficarem com um material de apoio”, explica.

O CVV é uma associação nacional filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973, e mantida apenas por doações, pois não recebe recursos públicos. Os voluntários são treinados para acolher chamados de pessoas em sofrimento emocional e psicológico, com a finalidade de ouvir, acalmar e orientar as medidas cabíveis. Quem precisar de ouvidos atentos, ligue 188.


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994