Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de setembro de 2020 15h40


AGRICULTURA FAMILIAR

Associação solicita apoio para viabilizar projeto de infraestrutura

"Quem conhece internamente as comunidades rurais são as lideranças, por isso a importância desses representantes nos trazerem os seus anseios", afirma deputado

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Representantes da Central das Associações Rurais de Cuiabá se reuniram na manhã desta quinta-feira (3) com o presidente em exercício da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado João Batista, para reivindicar a elaboração do projeto de pavimentação das rodovias MT-030 e MT-402, que ligam o bairro Três Barras à Ponte de Ferro, chegando ao distrito do Coxipó do Ouro.

O presidente explicou que cada deputado tem um segmento o qual originariamente defende. Embora seja sindicalista, sua base  (João Batista) é a baixada cuiabana, onde conhece as necessidades de infraestrutura, apoio logístico e principalmente os anseios das pessoas que moram fora da zona urbana.

“Precisamos trazer as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no norte do estado para o entorno da baixada cuiabana. Uma infraestrutura melhor irá atender esses municípios, melhorando as condições das comunidades de Cuiabá e Várzea Grande, inclusive fomentando a economia, pois os produtos que são comprados em outros estados podem ser produzidos e comercializados aqui”, afirmou João Batista.

O deputado também destacou a importância do movimento sindical e associativo para a garantia dos direitos dos trabalhadores, como das lideranças comunitárias, que são as responsáveis por levar todos os anseios das comunidades para a classe política.

“Quem conhece internamente as comunidades rurais são as lideranças, por isso a importância desses representantes nos trazerem as cobranças e os seus anseios. Foi apresentada aqui a questão da Agrovila das Palmeiras, local importantíssimo, com uma grande produção, mas que não tem acesso para escoar seus produtos. Acontece o mesmo caso com outras comunidades, como Arraial dos Freitas, Cinturão Verde, dentre outras que precisam de infraestrutura para comercializar sua produção”, defendeu o deputado.

O presidente da Central das Associações Rurais de Cuiabá, Almino Reis, conhecido como Nezinho, destacou a importância da agenda para o desenvolvimento da comunidade no sentido da produção e também permanência das pessoas no campo, dos filhos daqueles que produzem na agricultura familiar.

“Estamos fazendo o trabalho de procurar as autoridades para tratar esse assunto já há algum tempo e agora tivemos a oportunidade de falar com o deputado João Batista, que está presidente desta Casa, e nos deu a garantia de que estará juntamente com outras autoridades buscando infraestrutura para nossa região, que no nosso caso é muito precária, tanto para a questão turística, que é forte na região do Coxipó do Ouro, mas também na produção rural, os produtores anseiam muito pelo asfaltamento principalmente do trecho que interliga o Coxipó do Ouro ao bairro Dr. Fábio. Outra questão importante é o acesso à escola, pois o filho do produtor rural hoje muitas vezes nem completa o ensino médio na região porque vem para a cidade estudar, em busca de uma estrutura melhor. Queremos investimentos, promoção de cursos profissionalizantes para que os filhos dos produtores permaneçam e continuem com a produção, que muitas vezes é prática centenária na família”, destacou Nezinho.

Durante a reunião, ficou definido que o parlamentar vai entrar em contato com autoridades ligadas a esse tema para verificar o que se tem de informação. “As lideranças que aqui se encontram já vêm há tempos buscando apoio, e alguns políticos já haviam feito compromissos com isso. O primeiro passo será consultar junto a essas autoridades o que já foi feito, quais os avanços, porque de repente já existe alguma ação em andamento. Vamos alinhar com a proposta apresentada pelos representantes da Central das Associações Rurais e fazer com que esse projeto seja realizado”, concluiu João Batista.

PPP Caipira - O presidente em exercício sugeriu, durante a reunião, a criação de uma PPP Caipira nessas comunidades para solucionar algumas deficiências na infraestrutura local. O projeto PPP Caipira prevê a concessão de todas as rodovias de Mato Grosso - para cobrança de pedágios -, às associações sem fins lucrativos, formada por produtores e industriários, por onde as estradas irão passar.


Gabinete do deputado João Batista