Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Domingo, 1 de setembro de 2019 07h30


SETEMBRO AMARELO

Audiência pública debate prevenção e tratamento para depressão na saúde pública

Para o deputado Dr. Gimenez (PV), a proposta do evento é discutir a ampliação das políticas públicas que atuem na prevenção e ainda evitem o agramento dos casos.

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Evento será realizado durante a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Foto: EDELSON SANTANA

Cerca de 320 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para tratar deste problema considerado ‘mal do século’, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará uma audiência pública no dia 10 de setembro, às 13h, no Auditório Milton Figueirdo, em Cuiabá. 

Conforme o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que é médico há 40 anos e organizador do evento, a escolha da data é importante, pois durante este mês será realizada a campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

“Temos mais de 11 milhões de pessoas no Brasil afetadas pela doença, entre crianças e adultos, um índice que crescente que ainda significa um tabu, considerado por muitos como ‘frescura, fraqueza ou falta de Deus’. Nosso objetivo é reunir especialistas e trazer o Estado discutir a estrutura de atendimento a esses pacientes”, avalia o parlamentar.

Um dos palestrantes é o presidente da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Dr. Carlos Renato de Lima Periotto, que pontua que a depressão é um termo técnico para uma doença mental. As causas incluem desequilíbrio químico do cérebro e acontecimentos desgastantes, que podem ser o fim de um relacionamento, a perda do emprego, a morte de um ente querido, por exemplo. 

A depressão é mais que uma tristeza, trata-se de uma situação persistente, com sofrimento exagerado e um quadro emocional que traga prejuízos às capacidades funcionais e ocupacionais. “Na maioria dos casos, a pessoa não reconhece a sua dor como um caso clínico, também existe ainda muito preconceito no tratamento”, diz Dr. Gimenez, que é médico na área infantil e alerta para o maior número de casos entre as crianças e jovens.

O deputado possui um trabalho principalmente voltado à saúde, neste ano apresentou os projetos de lei nº 356 e 685. O primeiro propõe a criação da Semana da Conscientização e Combate à Depressão nas escolas públicas de Mato Grosso; e o segundo institui a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na rede de saúde pública, compreendendo os distúrbios: episódios depressivos, depressão bipolar, distimia, dpressão atípica, sazonal, pós-parto e psicótica. 

Também indicará na próxima semana ao governo estadual e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que viabilize orientações especializadas aos professores das redes pública e particular para que possam identificar os sintomas de depressão nos alunos. A proposta do parlamentar é que a unidade escolar identifique os alunos em sofrimento e acione a família, para que juntos possam atuar na resolução do problema. 

Outras informações

Para saber sobre a programação e participar entre em contato com o gabinete do Dr. Gimenez, pelo telefone: (65) 3313-6795 ou o e-mail drgimenezmt@gmail.com. 
 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez