Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de outubro de 2019 11h53


CUIABÁ

Audiência pública vai debater nova escola no bairro Dom Aquino, nesta quinta-feira

A unidade deverá acolher mais de 500 alunos, que hoje se veem obrigados a estudar em colégios distantes de suas casas; comunidade reclama

JOELMA PONTES / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: MAYKE TOSCANO / GCOM

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) e o vereador por Cuiabá Wilson Kero Kero (PSL) realizam audiência pública, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, nesta quinta-feira (3), às 18h30, para tratar da construção de uma escola para a comunidade. O debate é fruto de um pedido do parlamentar, feito ao governo do estado e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no início deste ano, atendendo uma demanda local.

O pedido de Fávero sinaliza para construção de uma nova unidade escolar em uma área que possui uma estrutura física desativada. A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2020. Vale ressaltar que o atual prédio, onde funcionava uma escola, encontra-se deteriorada, sem possibilidades de reforma.

A nova escola deverá acolher mais de 500 alunos, que hoje se veem obrigados a estudar em colégios distantes de suas casas em razão de a Escola Estadual Barão de Melgaço ter fechado as portas há dois anos. Com isso, os alunos foram remanejados para outras unidades, o que gerou transtornos e insegurança a muitos pais devido à distância.

Com o fechamento da Barão de Melgaço e remanejamento dos alunos para a Escola Nilo Póvoas, por exemplo, pais e alunos tiveram que reorganizar suas rotinas e se adaptar a uma unidade mais longe, até que o assunto seja resolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Problemática que será também debatida nesta quinta.

Segundo o presidente do bairro Dom Aquino, Cândido Barbosa, à época do fechamento da Barão de Melgaço, alunos também foram remanejados para a Escola Polivalente, que atende atualmente cerca de 400 alunos.

“A comunidade precisa de mais uma escola, mas no bairro Dom Aquino. Não dá para ter paz ao sair para o trabalho sabendo que seu filho vai percorrer um distante percurso e, muitas vezes, sozinhos”, disse Cândido, ao agradecer o apoio de Fávero e do vereador Kero Kero, que também encaminhou a demanda para as autoridades competentes.


Gabinete do deputado Silvio Fávero