Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de setembro de 2021 08h00


MATRINCHÃ

Avallone articula visita de técnicos da Empaer para ajudar assentamento de Santo Antônio do Leste

Deputado Avallone esteve no assentamento no último dia 23 de julho e conheceu demandas.

João Ribeiro / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) articulou a visita de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) ao assentamento Matrinchã, em Santo Antônio do Leste, com objetivo de coletar amostras do solo para dar condição às 30 famílias assentadas conseguirem produzir alimentos para o gado e, também desenvolver a agricultura familiar. 

O parlamentar lembrou que esteve no assentamento junto com o vereador do município Christhiano Enfermeiro, no último dia 23 de julho, onde reuniu com todos os assentados que relataram as dificuldades que vem enfrentando com o solo.  “Assim que retornei à capital liguei para o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, ‘Alemão’, e requeri a ida dos técnicos ao assentamento. felizmente ele nos atendeu. É importante destacar que a pecuária e agricultura são atividades importantíssimas para a construção da geração de empregos e desenvolvimento do Estado. Por isso, não poderia deixar na mão essas 30 famílias”, destacou. 

O vereador Christhiano Enfermeiro parabenizou o deputado Avallone pela articulação na vinda dos técnicos que chegaram na cidade no dia 31 de agosto. Ele explicou que os servidores da Empaer passaram o dia todo trabalhando na coleta do solo para amostragem em laboratório.  “Os técnicos visitaram os lotes das 30 famílias fazendo todo o reconhecimento do assentamento, identificando as áreas que eram semelhantes e as que tinham uma diferença maior do solo”, explicou.

Por fim, o vereador disse que os técnicos propuseram que os assentados plantassem um capim chamado capiaçu, como alternativa inicial para alimento do gado. “A Empaer/MT forneceria as mudas e ensinaria os assentados no plantio até a conclusão dos trabalhos de análise do solo”, comemorou. 


Gabinete do deputado Carlos Avallone