Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de setembro de 2020 13h06


MEIO AMBIENTE

Botelho anuncia comissão mista para ações de combate às queimadas em MT

Parlamentar vai apresentar indicação ao governo sobre necessidade de campanhas publicitárias para conscientização e combate aos incêndios

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Botelho propõe comissão mista para combate às queimadas em Mato Grosso

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso  (ALMT) vai criar uma comissão mista para ações enérgicas de combate às queimadas em Mato Grosso. O trabalho, em conjunto com a Câmara Federal e o Senado, foi anunciado nesta quarta-feira (16) pelo presidente da ALMT, deputado licenciado Eduardo Botelho (DEM), que retornará amanhã às atividades parlamentares. Também avalia a possibilidade dessa comissão visitar a região do Pantanal nos próximos dias. 

“Combinei com a deputada federal Rosa Neide (PT) de que vamos fazer essa comissão mista da Assembleia Legislativa, com a Câmara Federal e Senado, para fazermos proposições, elaborar meios para que essas queimadas históricas que estão acontecendo no Pantanal não venham ocorrer mais nos próximos anos”, informou Botelho, durante sessão remota. 

Ressaltou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso estará à frente desse projeto, diante da grande preocupação dos deputados em decorrência dos inúmeros focos de queimadas que prejudicam, sobremaneira, o meio ambiente, causando danos à fauna e à flora, além da qualidade de vida da população, que sofre há dias com a fumaça e o tempo seco. 

“Foi combinado com ela [Rosa Neide] e com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal que vamos acompanhar a situação, fazer essa visita e montar a comissão de estudos para elaborar as propostas para o governo”, explicou Botelho.

Na próxima sessão, Botelho vai protocolar uma indicação mostrando a necessidade de o governo do estado realizar campanhas publicitárias para conscientização, prevenção e combate às queimadas em Mato Grosso. O documento será encaminhado também para a Casa Civil e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

A preocupação de Botelho se refere ao número de queimadas em Mato Grosso que vem aumentando de forma drástica desde julho, devido à falta de chuvas, altas temperaturas e umidade relativa do ar baixa. Na indicação, aponta que, após quase dois meses, o governo do estado decidiu decretar situação de emergência e pediu ao governo federal o reconhecimento do estado de calamidade.

“É uma situação catastrófica, um verdadeiro colapso ambiental que o bioma está passando, quase 20% da área do Pantanal foi atingida pelo fogo. Vale avaliar para que nos próximos anos atitudes como esta sejam tomadas em tempo hábil para se contornar a situação, de não ter este cenário crítico que nós estamos vivendo agora. Desta forma, faz-se necessário que o governo faça, constantemente, campanhas publicitárias de orientação”, diz trecho da indicação.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760