Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de outubro de 2020 10h03


NOVA SEDE

Botelho destaca atuação da Assembleia para a conclusão da sede do Instituto Lions da Visão

Sede atual atende em média 1,5 mil pacientes por mês, gratuitamente, em serviços de oftalmologia. Expectativa é chegar aos 10 mil atendimentos mensais com as novas instalações.

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O governo do estado autorizou a liberação de R$ 1,2 milhão para a conclusão da obra da nova sede do Instituto Lions da Visão, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá. O convênio foi assinado nesta quinta-feira (8), durante visita do governador, Mauro Mendes (DEM) e deputados estaduais no hospital filantrópico que será referência em oftalmologia. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a importância da medida que dará melhores condições de trabalho ao instituto. Também mencionou a ampla defesa que fez no Parlamento para contemplar com recursos os hospitais filantrópicos por meio de alteração no projeto de criação do fundo à saúde.

Para Botelho, é necessário o empenho de todos nessa luta por ajudar os menos favorecidos. “A Assembleia Legislativa começou a ajudar lá atrás, quando o então governador Pedro Taques enviou um projeto que era para criar um fundo à Saúde, modificamos esse projeto e colocamos os hospitais filantrópicos, inclusive o Lions da Visão. Fui um dos entusiastas e lutei para que esses recursos viessem para o Lions da Visão. Com isso, deu recursos permanentes e condições para trabalhar e fornecer cirurgias de córneas e outras oftálmicas para ajudar a população. Também colocamos emendas parlamentares para terminar essa obra. A Assembleia Legislativa vem atuando ativamente, sempre defendo o Lions da Visão para que continue fazendo esse trabalho social tão importante”, disse Botelho.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que os recursos na ordem de R$ 1,2 milhão já foram repassados ao hospital e que novos convênios poderão ser firmados. “O governo do estado tem interesse, inclusive, em firmar parcerias para ampliar os procedimentos oferecidos. Todo atendimento é feito pelo SUS. Com esse investimento que será feito aqui, o Lions da Visão terá condições de ampliar a sua carteira de serviço para que o SUS possa contratar e atender a população que necessita”, afirmou o secretário.

Emocionado, o presidente do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, comemorou a iniciativa e lembrou as dificuldades à consolidação do empreendimento. Ele atribuiu o apoio da ALMT como fundamental. “É um momento que vínhamos tentando há mais de 10 anos. Tivemos apoio muito grande da Assembleia Legislativa, os 24 deputados se colocaram à nossa disposição para apresentar emendas. E foi com essa ambição de emendas que fomos ao governador Mauro Mendes e ele nos falou que arrumaria o dinheiro. E cumpriu a palavra. Estamos aqui para concluir a obra, que é a maior obra filantrópica de oftalmologia da América Latina”, destacou, Whady Lacerda.

Com atendimento médio de 1,5 mil pessoas por mês, em dois consultórios e uma sala cirúrgica, a expectativa é que na nova sede, o Lions da Visão amplie para 10 mil atendimentos mensais, nos três mil metros quadrados, com 13 consultórios, seis salas cirúrgicas e previsão de inauguração no ano que vem. O Hospital Instituto Lions da Visão fica ao lado do Hospital de Câncer, outro filantrópico que Whady foi fundador.   


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760