Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de junho de 2021 10h54


SÃO JOSÉ DO RIO CLARO

Botelho intervém e Seaf garante recursos para projeto de irrigação

Ação vai ajudar famílias oriundas da agricultura familiar.

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Treze famílias que trabalham na agricultura familiar, de São José do Rio Claro, serão beneficiadas com recursos para alavancar o projeto de sistema de irrigação para pequenas propriedades. A confirmação foi dada após reunião, nesta terça-feira (29), no gabinete do primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), encaminhando a proposta ao secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Silvano Amaral, que sinalizou positivamente ao atendimento dessa proposta.

Recepcionados pelo assessor parlamentar Ricardo Adriane, a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São Jose do Rio Claro (Aproclaro), Vânia Furtado Fiorini e Bruno Casavecchia, extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), agradeceram o apoio necessário para a consolidação da proposta. No Ofício 05/2021 explicam que a forte sazonalidade de chuvas no estado, com período de estiagem, que vai de maio a setembro, inviabiliza a produção hortifrutigranjeiros, nesse período sem o uso de irrigação.

O projeto de irrigação deverá atender os pequenos produtores para melhorar as condições de trabalho. O secretário Amaral se dispôs a ajudar, pediu ao técnico para formatar a proposta e, consequentemente, autorizar a obra, que contará com a mão de obra dos pequenos produtores. “Poderão melhorar o plantio, que já desenvolvem em meio às dificuldades e falta de água. O deputado Botelho irá in loco constatar a produção pujante desses agricultores, que não medem esforços para alavancar a produção buscando parcerias”, explicou Ricardo Adriane, ao citar a produção de limão, abacaxi, bacia leiteira, piscicultura, dentre outros.

“Viemos atrás de recursos para melhorar a agricultura familiar do nosso município. Fomos muito bem recebidos e saímos confiantes de que vamos conseguir viabilizar esse pedido”, disse Vania Fiorini.

Da mesma forma, Casavecchia, que atua como elo entre os produtores rurais e o governo estadual através da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer, relatou sobre a importância do sistema. Com orientação técnica, ele ajuda na elaboração de projetos e estratégias à produção, auxiliando no desenvolvimento geral das propriedades.  

“Viemos até o gabinete do deputado Botelho requerer recursos para ajudar os pequenos agricultores de São José do Rio Claro à expansão da produção, na renda e dignidade às famílias”, destacou o técnico.

Para atender as demandas dos agricultores familiares dos assentamentos Santana D´Água Limpa, Campinas, Pouso Alegre, além dos outros três assentamentos oriundos da reforma agrária, a Secretaria Municipal de Agricultura encaminhou ofício solicitando um veículo para a assistência técnica e kit silagem, composto por vagão forrageiro, ensiladeira e carreta basculante.  

 

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760