Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 13 de novembro de 2020 12h25


COSTURA SOCIAL

BPW Cuiabá e Assembleia Social firmam parceria para implementação do Projeto Chita & Fuxico

A iniciativa prevê cursos de corte e costura para mulheres em vulnerabilidade, oferecendo renda e valorizando a cultura cuiabana

PRISCILA MENDES / Assembleia Social



Assembleia Social firma nova parceria para promoção de ações sociais e culturais

Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Social é a nova parceira da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá na promoção de ações sociais e culturais, com foco em valorizar a cultura cuiabana e oferecer capacitação para mulheres em vulnerabilidade social.

O carro-chefe dessa parceria é o Projeto Chita & Fuxico, que prevê capacitação profissional em corte e costura e venda de produtos personalizados com o tecido chita. O primeiro ateliê será montado na Associação Cultural Flor Ribeirinha, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. “O Chita & Fuxico já nasceu com a cara de Cuiabá”, avaliou a idealizadora Sueli Batista, coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social.

A associação das empreendedoras já recebeu doações de algumas máquinas de costura e está organizando para que a primeira turma de capacitação em corte e costura ocorra nos próximos dias. Pela parceria, a BPW fornecerá ainda a professora e a Assembleia Social, o material necessário para as aulas, como tecidos, agulhas e linhas.

A iniciativa já nasceu grande. Os primeiros produtos confeccionados serão vendidos em um bazar no período natalino, a ser realizado no Goiabeiras Shopping, que cedeu, também, um ponto de arrecadação de doações. “Quem quiser doar máquina de costura velha, pedaços de tecido, calças jeans descartáveis, estamos recebendo no primeiro andar”, conta Sueli.

A proposta é abrir vários polos de formação, para atingir o maior número de mulheres necessitadas. O primeiro ateliê, na Comunidade São Gonçalo, também costurará as roupas do Flor Ribeirinha e confeccionará adornos para a cerâmica já produzida. “A ideia é conversar com a arte desenvolvida lá. Esse ateliê tem tudo para ser sucesso”, vislumbra, contemplando a formação e a comercialização no centro de turismo culinário.

Sueli está buscando novas parcerias para design de moda, a fim de ter uma linha exclusiva de produtos, que incluem vestuário, utilidades para o lar, decoração e itens diversos, como tapetes e lixeira para carro.

O público-alvo são mulheres em várias situações vulneráveis, seja por questões financeiras, seja por terem sido vítimas de violência doméstica, seja por serem mães de crianças com alguma deficiência, a fim de gerar renda com a nova profissão.

A venda dos produtos será revertida para o próprio projeto, para outras iniciativas da BPW Cuiabá e para algumas parcerias específicas, como a firmada com a Associação de Mães de Crianças com Microcefalia.

Para fomentar os ateliês, a Assembleia Social já se colocou parceira de ações em 2021: o 19º Março é Mulher e a edição do Bazar Solidário, em maio. “O projeto Chita & Fuxico é muito lindo, não só pela convergência de parcerias de resgate social, mas também porque produz belas peças, fortalecendo a nossa cultura”, comentou a diretora da AL Social, Daniella Paula Oliveira, exibindo o avental que ganhou, produzido na etapa-piloto do Chita & Fuxico.

A Assembleia Social acolherá dois eventos do 19º Março é Mulher no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros: o Business Day BPW Cuiabá, voltado para empreendedoras; e o show Cantando Elas, com várias cantoras cuiabanas, encerrando o mês de março. Inclusive, o ingresso social para o show será de tecidos e suprimentos de costura.

“Quem trabalha com o social precisa de pontes, se não, ficamos ilhados. E essa parceria com a Assembleia Social será uma ponte muito bem pavimentada”, enaltece e agradece Sueli Batista.

Participaram da reunião de parceria, além de Daniella Paula e Sueli Batista, a presidenta da BPW Cuiabá Zilda Zompero e as coordenadoras de Cultura, Deize Águena, e de Educação, Tatiane Barbieri. 


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens