Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002 00h00


BRITO QUER IR A BRASíLIA PARA AJUDAR MUTUáRIOS DA EXTINTA COHAB

Brito quer ir a Brasília para ajudar mutuários da extinta Cohab

Deputado vai questiona porque 6.500 habitações em Mato Grosso estão fora do plano de quitação

ROSANA CARRILHO / ALMT



Nesta quarta-feira (27) o deputado estadual Carlos Brito (PPS), recebeu a informação que a gerente de filial da superintendência da Caixa Econômica Federal, Eliete Ferreira Aquino Maciel, viajou para Brasília, onde vai tentar a inclusão de cerca de 6.500 mutuários da extinta Cohab no plano de descontos para quitação da casa própria lançado pelo Governo Federal. O novo plano contempla vários tipos de financiamentos contratados junto a Caixa, entre eles com a quitação de até 100% do saldo devedor. Entretanto, mais uma vez os mutuários da extinta Cohab não estão sendo contemplados.

Carlos Brito foi informado da viagem por estar à frente da defesa dos mutuários, já que presidiu Comissão de Habitação da Assembléia Legislativa e por ter acionado a Defensoria Pública para ajudar esses mutuários. Segundo Brito a viagem de Eliete Aquino, pode ser também um preparativo para que ele próprio vá a Brasília.

O deputado repassou a informação para os mutuários dos conjuntos habitacionais Asa Bela e Asa Branca, em Várzea Grande, que estão há três dias acampados em frente a Assembléia, na tentativa de chamar a atenção da sociedade para os seus problemas. Conforme o presidente da Associação de Moradores, Marcos Antonio de Souza, os mutuários pretendem permanecer em protesto até que o governo dê uma solução para o caso.

Recentemente Brito esteve na superintendência da Caixa em Cuiabá. Ele foi acompanhado por presidentes de Associações de Moradores de Cuiabá e Várzea Grande e pelo presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Bairros (Femab), Valter Arruda. Na reunião eles ouviram do superintendente, Cláudio Martins Ribeiro de Jesus que em Mato Grosso apenas 1.700 mutuários estão aptos a serem beneficiados com o novo plano e são todos contratos oriundos da própria Caixa Econômica.

Como o plano de quitação é gerenciado pela Emgea (Empresa de Gestora de Ativos, criada pelo governo Federal em junho do ano passado e que não possui escritório em Mato Grosso), Carlos Brito sugeriu a visita a Brasília, acompanhado pelo superintendente da Caixa e por um representante do governo do Estado.

Segundo Brito, como se trata de uma questão de gerenciamento é possível negociar a inclusão de mais mutuários, inclusive os do Parque Cuiabá, oriundos da extinta Apemat, que hoje estão na Caixa. Conforme o deputado se não for possível uma solução amigável a causa será resolvida na justiça.

Ass. Imprensa Henry Falbo 921-8602


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com