Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de novembro de 2001 00h00


BRITO SUSPENDE APRECIAçãO DO PROJETO DE EMANCIPAçãO

Brito suspende apreciação do projeto de emancipação

Não há mais tempo hábil para votar este ano o projeto de emancipação

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O deputado Carlos Brito, PPS, apresentou, em plenário, requerimentos solicitando a retirada de dois projetos, o que trata de anexação do Alto Pantanal e a emancipação do Vale das Palmeiras. “A documentação está incompleta e não há mais tempo hábil para se votar o projeto do Vale das Palmeiras ainda este ano”. Brito esclareceu que a matéria só pode ser apreciada em rito ordinário, que é um dispositivo regimental para evitar que se vote o projeto em sessões extraordinárias, atropelando o processo normal de votação e, “não farei nenhuma concessão que possa favorecer esse projeto”.

Carlos Brito afirmou que a documentação está incompleta e, mesmo que seja apresentada a comprovação da situação sócio-econômica, o problema não estaria resolvido, “porque faltam muitos outros e, não podemos nem autorizar a realização do plebiscito, que seria contrapor a lei complementar 23 que disciplina a matéria”.

Os deputados José Carlos de Freitas, PPB, Joaquim Sucena e Moacir Pires, PFL, Wilson Dentinho, PSB, Pedro Satélite, PSDB e, Emanuel Pinheiro, PDT se manifestaram favoráveis às reivindicações da população de Santo Antônio do Leverger que lutam contra a emancipação do Vale das Palmeiras. Emanuel Pinheiro reconhece que enquanto outras regiões do estado avançaram em desenvolvimento, Santo Antonio optou em manter a tradição e, “isso tem um preço e precisa ser reconhecido pelo valor histórico da região”. Pedro Satélite se manifestou afirmando que sempre é a favor dos processos de emancipação que, de fato, retratem a vontade popular, portanto, “se faz necessário ouvir a população do Vale das Palmeiras”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Plenário
Maria Luiza e Maria Nascimento


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com