Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de setembro de 2019 16h13


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Ciclos de palestras promovidas pela Qualivida marcam “Setembro Amarelo”.

Sob a temática “Suicídio: Informando para Prevenir”, a ação é voltada aos servidores e acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro, das 12 às 13h, na sala da Escola do Legislativo

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: MARCIA REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, reconhecido em campanhas nacionais e internacionais como“Setembro Amarelo”. Desde 2015, o dia 10 deste mês é o momento onde a sociedade civil organizada, administração pública e autoridades médicas se juntam para abordar com minúcia as causas do suicídio, depressão e transtornos associados À sociedade moderna.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), 66% das pessoas conhecem alguém com depressão severa; 41% afirmam ter conhecido alguém que cometeu suicídio. Pensando nisso, a Supervisão de Qualidade de Vida (Qualivida) da Assembleia Legislativa preparou um ciclo de palestras para esclarecer e estimular o diálogo sobre o assunto. Com a temática “Suicídio: Informando para Prevenir”, a ação - voltada à conscientização dos servidores - acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro, das 12 às 13h, na sala da Escola do Legislativo. Para participar  do ciclo de debates é necessário fazer uma inscrição prévia, aberta oficialmente hoje (3) e  prorrogada até o dia 9 de setembro, via formulário digital disponível aqui.

“A ideia é promover um ambiente de informação e diálogo, coordenado por um profissional de psicologia que deve orientar sobre os sinais de risco a serem observados cotidianamente e instruir sobre abordagem sensível e responsável que deve ser feita ”, destaca a gerente de saúde do Qualivida, Ivana Mattos Mello.

As palestras serão ministradas pelo psicólogo Raul Bruno Tibaldi, que frisa a importância da busca pela melhor forma de abordagem, bem como a necessidade do assunto ser tratado de forma sensível com a pessoa que apresenta algum traço do problema. “Se para quem vive esta realidade pode ser difícil entender e falar sobre seus sentimentos, para os que estão de fora é ainda mais desafiador, por isso é importante esse conhecimento”, afirma.

Confira a programação :

10/09 – Fatores de Risco e de Proteção ao Suicídio;

11/09 – Mitos e Verdades;

12/09 – Oferecendo Ajuda;

13/09 – Dicas aos Familiares.

Outras atividades no Parlamento estadual: Audiência pública para debater prevenção e tratamento para depressão na saúde pública. O evento acontece no dia 10 de setembro, às 13h, no Auditório Milton Figueirdo. A proposta da audiência é discutir a ampliação das políticas públicas que atuem na prevenção e ainda evitem o agravamento dos casos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com