Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto de Lei em tramitação na ALMT propõe criação do Circuito Turístico da Região Oeste de Mato Grosso

Iniciativa é do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que defende o fortalecimento do turismo regional. A proposta foi apresentada em plenário, durante sessão ordinária desta quarta-feira (18)

POR ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO VALMIR MORETTO  •  18 DE JUNHO DE 2025 ÀS 14:24:00  •  204 Acessos

POR ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO VALMIR MORETTO  •  18 DE JUNHO DE 2025 ÀS 14:24:00  •  204 Acessos

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

Foto: Luiz Alves/ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de Lei que institui o Circuito Estadual Turístico da Região Oeste do estado. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que representa a região no Parlamento estadual. O parlamentar apresentou a proposta nesta quarta-feira (18) e defendeu sua importância durante a sessão plenária. O projeto agora segue para tramitação nas comissões temáticas da Casa.

 “Nós vamos buscar a aprovação deste projeto para a valorização de toda a nossa Região. Este circuito vem para trazer mais progresso para o Oeste do Estado, que é muito rico em belezas naturais e possui um enorme potencial turístico”, destacou Moretto.

 De acordo com a proposta, a iniciativa busca dar visibilidade, apoio institucional e estrutural aos municípios da Região Oeste, reconhecendo a vocação turística da localidade para segmentos como o ecoturismo, turismo de pesca esportiva, turismo de aventura, turismo histórico-cultural, turismo de base comunitária, turismo de negócios, além do Etnoturismo.

Entre os atrativos de destaque da região estão, o Pantanal Mato-grossense, considerado um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo; A Serra Ricardo Franco, com destaque especial para o Cânion da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, um dos cenários mais impressionantes do turismo de natureza de Mato Grosso; A cidade histórica de Vila Bela da Santíssima Trindade, com seu relevante patrimônio cultural e manifestações tradicionais como o Congado.

Entram também neste Circuito, o Rio Guaporé, de grande importância para o turismo de pesca esportiva e navegação de lazer; O Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, com trilhas, cachoeiras e paisagens de grande beleza cênica; A Cascata de Irapuru, localizada no município de Nova Lacerda, uma queda d’água de rara beleza, com acesso natural e grande potencial para o turismo ecológico e de aventura; A Caverna do Jabuti, no município de Curvelândia, considerada a maior caverna de Mato Grosso, com formações geológicas únicas e grandes potenciais para o turismo espeleológico; dentre outras diversas cachoeiras, sítios arqueológicos, rios de águas cristalinas e manifestações culturais de valor imaterial, enriquecendo a diversidade de experiências turísticas oferecidas pela região.

 A Zona de Livre Comércio (Free Shop) recentemente instalada em Cáceres, que além de impulsionar o comércio regional, também se configura como um novo atrativo para o turismo de compras, ampliando o fluxo de visitantes à cidade.

 “Contem com o meu mandato para o desenvolvimento econômico da Região Oeste e do Estado de Mato Grosso”, pontuou Moretto.

Gabinete do deputado Valmir Moretto