Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 14 de junho de 2021 15h20


SEGURANÇA

Claudinei sugere a integração de servidores do Socioeducativo e Penitenciário no Ciopaer

O parlamentar avalia a inclusão das categorias como relevante na estrutura organizacional da instituição

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (9), sugeriu que a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), por meio da indicação de n.º 3.927/2021, verificasse a possibilidade de incluir os integrantes dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário na estrutura organizacional do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer).

As atividades executadas pela instituição contam com a integração de bombeiros, policiais civis e militares. Atualmente, estão envolvidos 101 servidores. “Avalio que a inserção dos policiais penais e agentes do socioeducativo só tende a fortalecer o Ciopaer, que já conta com representantes da segurança pública capacitados para a execução dos trabalhos”, explanou o parlamentar. 

Ciopaer 

Em 2006, o governo de Mato Grosso regulamentou as atividades da entidade através do Decreto nº 8.304, de 17 de novembro. Os policiais atuantes se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo, o que garante o bom desempenho com a integração entre a equipe. Também, os profissionais estão empenhados para a execução de atividades policiais, patrulhamento ambiental, defesa civil, prestação de socorro público, entre outros.

Uma das missões do Ciopaer é realizar o policiamento ostensivo e o processo aerotransportado em todo o território de Mato Grosso. Para Delegado Claudinei, o fortalecimento e a integração das forças de segurança serão de grande valia na estrutura organizacional da instituição.  

Unidade - O Ciopaer conta com hangares nos municípios de Cuiabá e Sorriso, sendo o único órgão de Mato Grosso que desempenha atividade policial aérea que controla, opera e realiza a manutenção de aeronaves de asas fixas e rotativas. Sua frota possui três helicópteros e seis aviões que incluem duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aéreas.

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358