Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de abril de 2020 15h19


COMISSÃO PERMANENTE

Comissão de Educação é instalada na ALMT; Barranco assume presidência

O ex-presidente da comissão, deputado Thiago Silva, foi eleito vice-presidente.

RENATA NEVES / Assessoria Núcleo Social ALMT



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A nova Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi instalada na manhã desta terça-feira (14). O deputado estadual Valdir Barranco (PT) foi eleito presidente, enquanto o deputado Thiago Silva (MDB), ex-presidente da comissão, passa a responder pela vice-presidência.

Além dos parlamentares, compõem a Comissão de Educação na condição de titulares os deputados Sebastião Rezende (PSC), Doutor João (MDB) e Wilson Santos (PSDB). Como suplentes figuram os deputados Romoaldo Junior (MDB), Nininho (PSD), Paulo Araújo (PP), Dr. Eugênio (PSB) e Lúdio Cabral (PT).

Valdir Barranco parabenizou o deputado Thiago Silva pela condução dos trabalhos da comissão no ano de 2019, agradeceu aos demais membros pelo voto de confiança e se comprometeu a manter o diálogo com todos os deputados estaduais, a sociedade e o governo do estado.

“Mesmo sendo deputado de oposição, eu nunca fiz uma oposição de ódio, mas com bastante lucidez e é assim que me comprometo a fazer a gestão da comissão de educação, com diálogo permanente e respeitoso com o governador Mauro Mendes e com a Secretaria de Estado de Educação”, afirmou.

Barranco declarou ainda estar ciente de que o ano de 2020 será difícil por conta do novo coronavírus (covid-19) e demonstrou preocupação com o cumprimento do calendário de aulas. “Este será um ano muito diferente dos demais, em que nós temos o calendário escolar bastante prejudicado e não sabemos quando as aulas serão retomadas. Sou especialista em Educação à Distância e vamos ter que utilizar essa ferramenta este ano até que as aulas possam ser retomadas de forma presencial”.

Vice-presidente eleito, o deputado Thiago Silva declarou seu apoio a Barranco e lembrou algumas das principais conquistas registradas durante a sua gestão à frente da Comissão de Saúde, como o fim das escolas de lata no estado, a viabilização de parte dos recursos da MT-Par para a educação e a retomada de obras de reforma que estavam paradas, como das escolas Emanuel Pinheiro, Marechal Dutra e Maria Tereza, em Rondonópolis.

“Fizemos visitas em escolas, identificando as demandas, ouvindo as denúncias. Foi um trabalho coletivo de todos os membros da comissão. Vejo em você uma pessoa que realmente pode continuar nossa luta. Essa é uma época de pandemia e, sem sobra de dúvida, isso vai dificultar muito a arrecadação, mas temos que continuar lutando para que educação em Mato Grosso seja prioridade, para que sejamos referência nessa área”, disse.

Sebastião Rezende atribuiu os resultados positivos conquistados pela comissão à coesão e união dos seus membros e ressaltou a relevância da mesma. “A Comissão de Educação é muito importante porque ela é uma "caixa de ressonância". Recebe demanda do estado inteiro e tem condição de fazer uma cobrança mais presente junto ao governo do estado. Fico muito feliz em participar dessa comissão e poder contribuir”.

O deputado Doutor João reforçou as palavras dos demais parlamentares. “Temos muito que fazer e vamos trabalhar juntos. Quem ganha com isso é a comissão, é a educação, é o estado de Mato Grosso”.


Assessoria Núcleo Social ALMT