Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021 12h51


ROMPIMENTO

Comissão de Meio Ambiente convoca reunião para discutir acidente com gasoduto em Nossa Senhora do Livramento

Encontro na próxima quinta-feira (4), vai analisar circunstâncias do acidente e estudar medidas para garantir segurança na operação do gasoduto em Mato Grosso.

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Carlos Avallone (PSDB), convocou reunião para quinta-feira (4), às 10 horas, para discutir a questão do Gasoduto Brasil-Bolívia. Tão logo tomou conhecimento do rompimento de um trecho do gasoduto no último sábado (30/1) na BR-070, em Nossa Senhora do Livramento, o deputado entrou em contato com o governo do Estado e a empresa responsável para verificar as providências tomadas.

“Estamos atentos a todas as questões ambientais e esta reunião da Comissão de Meio Ambiente é muito importante para que possamos analisar as informações sobre o acidente, conhecer objetivamente o trajeto por onde passam os dutos desde Cáceres até Cuiabá e levantar os riscos para prevenir novas ocorrências, assegurando medidas preventivas para proteger a população ao longo do percurso do gasoduto”, justificou Avallone.

Para a reunião foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), MT Gás, Corpo de Bombeiros e a diretoria da empresa Âmbar, que administra o gasoduto.

Segundo técnicos da empresa, as válvulas de segurança foram acionadas imediatamente para evitar mais vazamentos e duas equipes da empresa, de Cuiabá e Cáceres, estão no local realizando o trabalho de reconstrução do trecho do gasoduto. A rodovia foi interditada parcialmente no sábado para os trabalhos de recuperação. O Governo de Mato Grosso já está adotando todas as medidas cabíveis para apuração das causas da explosão registrada a cerca de 1,5 km da entrada Nossa Senhora do Livramento.

O gasoduto procedente da Bolívia passa por Cáceres, Poconé, Livramento, Várzea Grande e Cuiabá. No total, tem 645 km de extensão sendo 362 km em território boliviano e 283 km em território mato-grossense. 

Cidades gêmeas - No dia 3 de fevereiro, às 14 horas, o deputado Avallone que também preside a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, realiza outra reunião para discutir a questão das cidades gêrmeas de Cáceres e San Mathias (BOL). Em 24 de abril de 2019, uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional incluiu as duas cidades nesta modalidade que reforça o intercâmbio comercial entre os dois países. O conceito de "cidade gêmea" se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos e permite o livre comércio na região fronteiriça. Dessa forma, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos através de um free-shopping.

 


Gabinete do deputado Carlos Avallone