Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 11 de agosto de 2021 18h58


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico ouviu representante da Secretaria de Assistência Social

Convidado defendeu que o planejamento deve considerar questões sociais do estado

INGRIDY PEIXOTO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), Diego Tenório. Ele é membro titular da Comissão Estadual de Zoneamento Socioeconômico Ecológico, instituída pelo governo de Mato Grosso. 

Durante a reunião, Diego Tenório defendeu a importância de o projeto de zoneamento levar em conta as questões sociais do estado. O representante da Setasc mostrou preocupação com a situação de pequenos produtores rurais e da agricultura familiar. “Vemos em algumas regiões pessoas com seis hectares de terra dependendo de bolsa família. Produtores desesperados por não verem opção de vida que não seja a venda da propriedade”, disse. 

“Essas pessoas quando vão para cidade acabam virando clientes da assistência social”, frisou o representante da Setasc. Ele relatou aos membros da comissão especial que muitos pequenos produtores têm uma vida difícil, tendo de fazer grandes deslocamentos para ter acesso a serviços públicos básicos como educação e saúde. “Os produtores dizem ter muita dificuldade para conseguir convencer um filho a continuar o trabalho feito no campo. Esse filho também quer ter acesso à internet, às redes sociais, o que hoje ele não encontra”, contou Diego Tenório. 

“Há um grande dificuldade dessas pessoas em relação ao conhecimento de logística, para poderem escoar o que produzem e também falta fazer um mapeamento completo de onde estão esses pequenos produtores, como eles trabalham, como produzem”, completou o convidado. 

Perguntado pelo presidente da comissão especial, deputado Dr. Eugênio (PSB), sobre a avaliação que ele faz da minuta de zoneamento elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan/MT), o representante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania respondeu que considera o projeto “tímido” e que é preciso olhar mais para o social. 

O deputado Valmir Moretto (Republicanos) concordou com as colocações de Diego Tenório e disse estar trabalhando para sensibilizar o governador Mauro Mendes a dar mais assistência para a agricultura familiar. “Tenho cobrado do governo uma política de apoio mais ampla e o governador já está convencido da importância disso. Com muito pouco dinheiro, a gente consegue fazer muita gente feliz, com gestão compartilhada com os municípios e ajuda da Empaer”, garantiu o parlamentar. “Tivemos políticas para o desenvolvimento da soja, algodão, cana de açúcar, milho, agora é a hora da agricultura familiar”, argumentou. 

O deputado Dr. Eugênio também fez um apelo para que a Setasc não apoie a minuta de zoneamento apresentada pela Seplan. “Temos duas regiões que estão muito prejudicadas por essa proposta, que são o Vale do Araguaia e do Guaporé. Essas regiões estão sendo impedidas de se tecnificar”, afirmou o presidente da comissão especial. 

A próxima reunião da Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico da Assembleia Legislativa estava prevista para o dia 25, mas foi desmarcada para favorecer a participação dos membros em audiência pública a ser realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 26. O tema a ser debatido é o zoneamento no estado de Mato Grosso.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens