Quinta-feira, 17 de maio de 2018 17h27

UNALE

Comunicação é pauta de conferência voltada ao Poder Legislativo

A Assembleia Legislativa participou de encontro nacional que debateu o tema “Os desafios de um novo Brasil”

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social

Foto: MARCOS LOPES / ALMT

A construção de um “novo Brasil” passa impreterivelmente pela política e, consequentemente, pelo processo eleitoral, que neste ano deverá definir presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Neste contexto, a comunicação se apresenta como instrumento indispensável para os políticos que almejam uma vaga de representação e principalmente, para o cidadão conhecer, fiscalizar, escolher e denunciar.

Para acompanhar as principais discussões em âmbito nacional e internacional, a secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Rosimeire Felfili, participou da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no mês de maio, em Gramado (RS). Ao lado de servidores, secretários e deputados, a responsável pela comunicação institucional da ALMT participou das principais palestras oferecidas sob a temática “Os desafios de um novo Brasil”.

De acordo com Rosimeire Felfili, o tema foi abrangido de forma ampla por profissionais das áreas jurídica, de comunicação, financeira e administrativa. “A conferência trouxe complementos necessários ao que será trabalhado diante do atual cenário político-nacional, e que deve se refletir nos próximos anos”, disse.

Também participaram do evento, comissões representantes da China, Argentina, Chile, Canadá e Uruguai em busca de conhecer as regras que irão pautar as eleições e assim traçar um panorama das relações internacionais que são e serão estabelecidas com o Brasil. “Em relação ao cenário internacional, ainda, a paradiplomacia se apresentou como importante instrumento de integração entre os principais órgãos relacionados à política mundial”, resumiu Rosimeire.

As notícias falsas, ou, como são conhecidas, “fake news”, viraram alvo de fiscalização. Em uma das palestras foi explicado quais são e como aplicar as punições previstas aos transgressores que se utilizam da disseminação de conteúdos falsos visando a candidaturas. Neste contexto, segundo Felfili, a comunicação social se mostrou a uma das principais ferramentas para que se veja, ouça e fiscalize o que acontece dentro do Poder Legislativo e vice-versa. “Manter a transparência, a lisura das ações, garantindo que o acesso via rádio, TV e internet ao cotidiano das casas de leis, desde sua rotina administrativa até os atos mais complexos, como a fiscalização que exerce sobre outros poderes, é a meta para garantir o retorno da confiabilidade à classe política”, explicou.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso dispõe de site, rádio e TV legislativos para divulgação de conteúdos pertinentes ao poder público. No mesmo evento, entidades como a Associação das TVs e Rádios Legislativas (Astral), sob a presidência do servidor Wanderley Oliveira, apresentou a proposta da Ancine em ampliar o conteúdo divulgado pelos canais televisivos ligados ao poder, cedendo uma grade cultural mais abrangente.