Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de setembro de 2021 10h33


RENÚNCIA E SONEGAÇÃO FISCAL

CPI aprova convocação de presidente da Aprosoja Brasil

Deputados cobram esclarecimentos de aplicação de recursos do Fethab.

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), aprovou nesta segunda-feira (20) Requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que convoca o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antônio Galvan, a prestar depoimento.

O parlamentar, que preside as investigações, destacou que a Associação recebe anualmente recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), o que levou a imprensa divulgar nas últimas semanas a suspeita de malversação de dinheiro público.

“Não é caça às bruxas, ou simplesmente a ideia de gerar constrangimento a alguém. A CPI busca respostas a respeito disso e daremos a oportunidade do presidente da Aprosoja dar suas explicações e contribuir com sugestões para a melhoria da arrecadação de nosso Estado”, disse.

O deputado Carlos Avalone (PSDB) também defendeu a convocação. “Todos nós estamos surpreendidos com as notícias das últimas semanas. Agora, vamos oportunizar a sociedade ter pleno conhecimento das ações da Aprosoja. Até para o próprio Antônio Galvan, é uma oportunidade de prestar esclarecimentos”.

O Requerimento de convocação também foi aprovado pelos deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

Recursos - No período de 2019 a 2021, a Aprosoja recebeu R$ 138 milhões do governo do Estado, via Fethab. O dinheiro é resultado de um convênio para fortalecer o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Igro), conforme Lei estadual criada em 2019.

 

 


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420