Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de fevereiro de 2018 17h31


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

CPI do Fethab e Fundeb inicia os trabalhos com requerimentos

A comissão vai requerer o demonstrativo dos valores arrecadados a título de Fethab, relativos às operações sujeitas à incidência de impostos, dos anos de 2015, 2016 e 2017

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA

A primeira reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criada para investigar suposto desvio de recursos pela administração pública, debateu proposta de regimento interno e plano de trabalho para as próximas reuniões e discutiu alguns requerimentos.

“A questão é mais técnica e documental, no entanto, se for preciso, vamos adotar outros procedimentos para concluirmos nossos trabalhos. Temos a responsabilidade de atuar de forma exemplar e rebater alguns apontamentos, que antes mesmo de iniciar a CPI  colocam em xeque nossas tarefas. Então, que essas mesmas pessoas cobrem dos órgãos competentes sobre os resultados das investigações das CPIs dos Frigoríficos e do VLT”, desabafou o presidente da Comissão dos Fundos, deputado Mauro Savi (PSB).

Na oportunidade, foram apresentados requerimentos referentes a informações sobre recursos do Fethab, sendo que a CPI vai oficiar a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) para que encaminhe dados relativos à produção  de soja (em toneladas), bem como a área plantada em hectares e a produtividade (kg/ha) no estado nos anos de 2015, 2016 e 2017 e a estimativa para 2018. Outro requerimento é para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) encaminhe dados dos últimos três anos.

A comissão vai requerer o demonstrativo dos valores mensalmente arrecadados a titulo de Fethab, relativos às operações sujeitas à incidência nos termos do Decreto 1261/2000 e alterações posteriores, dos anos de 2015, 2016 e 2017, devendo a relação ser detalhado por produto (soja, gado, algodão, madeira, óleo diesel, gás natural). Ainda sobre o Fethab, a comissão vai solicitar demonstrativo dos valores repassados aos municípios mato-grossenses, devendo informar a periodicidade do repasse, relativo ao Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) dos anos de 2015, 2016 e 2017.

E, por último, a CPI vai solicitar à Casa Civil e à Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso (Sefaz-MT) que forneçam os seguintes documentos: demonstrativo da apuração do valor destinado ao Fundeb dos anos de 2016 e 2017, constando a arrecadação detalhada por decêndio do ICMS, IPVA, ITCD, FPE, ICMS desoneração, Cota-Parte IPI, multas e juros ICMS, multas e juros IPVA, multas e juros ITCD, dívida ativa ICMS, dívida ativa, IPVA dívida ativa, ITCD, multas e juros dívida ativa ICMS,  multas e juros dívida ativa IPVA, multas e juros dívida ativa ITCD.

Ainda sobre o Fundeb,  os parlamentares vão pedir o demonstrativo detalhado mensalmente, por decêndio, dos valores repassados aos municípios, constando a data de crédito nas respectivas contas bancárias dos anos de 2016 e 2017.

“A questão do Fundeb estou muito tranquilo em afirmar que houve retenção indevida desse recurso, porque foi flagrado pela AMM ao receber recursos de 250 milhões de reais divididos pelos municípios. Precisamos investigar e cobrar sim o que foi realizado em 2017 com esse recurso”, revelou o deputado Alan Kardec (PT).

A mesma opinião tem o deputado Professor Adriano (PSB) sobre as investigações do Fundeb. Para ele, os desvios dos recursos podem afetar diretamente a educação num futuro próximo. “Há fortes indícios de que foram desviados recursos do Fundeb. Precisamos saber de que forma e onde foram usados esses valores”, afirmou Adriano.

Ficou definido que a próxima reunião acontecerá no dia 20 deste mês, às 14h, na sala das comissões da ALMT. Participaram da reunião de hoje os deputados Mauro Savi, Adriano Silva, Nininho, Dilmar Dal Bosco, Guilherme Maluf e Allan Kardec.

Vale lembrar que CPI é presidida pelo deputado estadual Mauro Savi (PSB), vice-presidente Professor Adriano (PSB). Para relatoria ficou definido o deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, e como sub-relator o deputado Allan Kardec (PT). São membros suplentes os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Janaina Riva (MDB), Romoaldo Junior (MDB), Wagner Ramos (PSD) e Baiano Filho (PSDB).

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Relacionadas


Galeria de Imagens