Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 15h08


JARDIM MOSSORÓ

Creche voluntária ‘Vó Cristina’ recebe visita da Sala da Mulher

Espaço atende 42 crianças e doações são mínimas. Voluntários desabafam e afirmam que falta de tudo um pouco. Fruta é um dos alimentos que não aparece no cardápio

JOELMA PONTES / ALMT



Creche ‘Vó Cristina’ (Foto: Mario Friedlander/ALMT)

A coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dilair Savi, e equipe visitaram nesta semana a Creche Vó Cristina, no bairro Jardim Mossoró, região do Coxipó, em Cuiabá. O espaço que hoje abriga 42 crianças de 1 a 12 anos de idade, por questões burocráticas, não possui ajuda do município e conta apenas com doações voluntárias esporádicas.  O horário de funcionamento da creche é das 6h00 às 18h00 e fornece, na medida do possível, cinco refeições diárias.

Dilair Savi conheceu as dependências da creche e se prontificou a buscar parcerias para ajudar nas necessidades básicas do local que precisa, com urgência, desde o leite até o material de limpeza. “Ficamos bastante comovidos com a realidade da creche, principalmente por saber que a mesma não recebe ajuda de órgão público. Em princípio, o que podemos garantir é que vamos em busca de parceiros que possam abraçar essa causa junto conosco. O que precisamos no momento, são de pessoas que façam o compromisso mensal com a creche”, ressaltou Dilair.

Vera Lúcia de Freitas é quem recebe as crianças todos os dias às 6 horas da manhã. Ela mora no mesmo terreno da creche e também auxilia no monitoramento dos pequenos. Segundo ela, todas as crianças são de baixa renda e algumas delas vivem em estado de calamidade. “Tem criança aqui que chega só com a roupa do corpo e neste caso a gente tem que se virar. Apesar de todas as dificuldades, carinho nós temos de sobra e fome, aqui, elas não vão passar”, disse Vera.

A Creche Vó Cristina foi fundada há 20 anos e, por quase duas décadas, a fundadora Cristina Pereira de Melo fez o papel de voluntária, cuidando das crianças. Vó Cristina faleceu há dois anos e, de lá para cá, quem assumiu as responsabilidades da creche foi o filho dela, o pastor Uri de Freitas.

“Infelizmente nós não temos patrocinadores que nos ajude nas despesas do mês. Toda ajuda que nos chega é uma vez ou outra que aparece, de quatro em quatro meses. Até tentamos estipular um valor mensal de R$ 50 aos pais, mas a maioria não pode ajudar nem com essa quantia o que dificulta mais ainda”, relatou.

Vanildiely Melo também é voluntária da creche Vó Cristina. Ela mora no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande e atravessa a ponte todos os dias, para cuidar das crianças. Na creche, ela faz de tudo um pouco. “Apesar das dificuldades, faço tudo com muito amor e esperança de que amanhã vai ser melhor. Nossas crianças são especiais, não reclamam de nada. Fruta é um dos alimentos que não aparece no cardápio das crianças. Para se ter uma ideia, quando ganhamos pão seco, eles (as crianças) comemoram, porque sabem que vai ter torrada com chá”, destacou.

Depois de ouvir os anseios dos voluntários, Dilair adiantou que vai fazer uma análise da real necessidade para saber se é o caso de incluir a Creche na lista das entidades que serão beneficiadas com a venda dos convites da 10ª edição Cuiabá Fashion 2014 – edição especial - . “Vamos fazer um levantamento para saber se realmente é o caso, mas independente disso iremos unir esforços com os amigos, os parceiros que temos para conseguir ajuda-los de alguma maneira e urgente. Afinal, estamos falando de crianças que precisam de atenção e de um cuidado especial”, explicou a coordenadora da Sala da Mulher.

DOAÇÕES – Quem tiver interesse e puder contribuir com a Creche Vó Cristina, o endereço é: Avenida B, nº 345, bairro Jardim Mossoró, Cuiabá (próximo à ponte). O bairro é vizinho da Cohab São Gonçalo, região do Coxipó. Os telefones para contato são: (65) 3661-0211/ (65) 9222-9990 (65) 9636-0874. Vale ressaltar, que a creche não possui conta bancária e que os voluntários não recebem doações em espécie.

De acordo com o responsável da creche, pastor Uri, qualquer doação é bem-vinda. Os produtos mais consumidos são o leite, a carne – branca ou vermelha - fraldas descartáveis de todos os tamanhos, material de limpeza e, principalmente, de higiene como shampoo, condicionador, sabonete e creme dental.

Mais informações:

Assessoria da 1ª Secretaria

(65) 3313-6507/6519 / 8110-8484 / 9986-2591

 


Gabinete do Deputado Silvano Amaral

Telefone: (65) 3313-6880


Associadas


Imagens