Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020 16h55


DEBATE

CST da Mulher recebe balanço da Patrulha Maria da Penha

Na reunião também foi apresentada a cartilha que será divulgada no simpósio de 25 e 26 de março

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A 17ª reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Mulher, realizada na manhã desta segunda-feira (17), recebeu o balancete dos trabalhos desempenhados em 2019 no estado de Mato Grosso pela Polícia Comunitária dos Direitos Humanos da Patrulha Maria da Penha. Na ocasião, a tenente-coronel Emirella Martins fez uma explanação das atividades referentes ao ano de 2019. Na sequência, os membros da CST receberam de representantes da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa a cartilha que será divulgada durante o simpósio que será promovido nos dias 25 e 26 de março, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

“A reunião de hoje foi extensa, com a divulgação dos resultados da Patrulha Maria da Penha durante todo ano de 2019. A câmara vai elaborar a legislação de políticas públicas para depois encaminhar aos parlamentares um relatório com propostas de lei. Esse simpósio é de suma importância para que tenhamos todas as informações ao máximo possível e condensar isso em um relatório final”, explicou a presidente da CST, professora Jacy Proença.

A tenente-coronel Emirella Martins apresentou informações aos membros da  CST.  “Esse perfil dos trabalhos da Patrulha Maria da Penha é uma estratégia que a Polícia Militar adotou no estado. A nossa atuação é focada nos fatores de proteção que atuam na segurança. A polícia comunitária trabalha em outras ações da Polícia Militar, completando para a gente alcançar a nossa missão de proteger”, afirmou ela.

De acordo com dados da Patrulha Maria da Penha, o balanço das atividades em oito cidades que desenvolveram o serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar em 2019 revelou os seguintes números: 1.822 mulheres atendidas, 93 palestras realizadas, 49 descumprimentos de medidas protetivas, 5.267 visitas solitárias, 735 medidas protetivas recebidas, 244 enviadas para a rede e 321 prisões realizadas.

O encontro de hoje contou ainda com a presença da presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis, Sandra Raquel, que, acompanhada por várias mulheres daquele município, entregou um documento para a presidente da CST contendo dados referentes à violência feminina em Rondonópolis.

“Como eu já passei por essa violência, resolvi ajudar essas mulheres de Rondonópolis que passam por essa situação. A CST é muito importante para todos nós, porque quando uma mulher vítima se sente desamparada e desprotegida, precisamos buscar apoio, e entendo que este é o momento, com o respaldo dos trabalhos da câmara setorial”, apontou ela, que, além de presidir a Associação de Mulheres de Rondonópolis, participa ainda do movimento Mulher Você Não Está Sozinha.

Jacy Proença elogiou a iniciativa de Sandra Raquel e reforçou que a CST dará todo tipo de apoio para as mulheres de Rondonópolis. “A presença da representante da Associação de Mulheres de Rondonópolis foi fundamental para conhecermos o caso envolvendo mulheres e um agente prisional daquele município”, esclareceu a presidente da CST.

Cartilha – A promotora Lindinalva Rodrigues falou sobre o conteúdo da cartilha. A equipe, segundo ela, se empenhou para desenvolver um documento que fosse além do enfrentamento à violência doméstica e que, ainda, mostrasse outros temas como: a igualdade salarial entre homens e mulheres, violência doméstica contra as mulheres negras, necessidade de todos aderirem à causa e combate à violência contra a mulher.

“É uma alegria ter esse produto em mãos e acredito que será muito importante para a população. Espero que este projeto alcance todas as mulheres e homens de Mato Grosso, para termos essa mudança de cultura. O empenho da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa foi primordial para conseguirmos executar este material e garantirmos que ele seja acessível a todos os públicos”, pronunciou ela.

A montagem da cartilha contou com os trabalhos do gerente de marketing, Ricardo Sardinha, e do superintendente executivo da Secom, Everaldo Jota, que apresentaram quatro sugestões de capa a ser conhecida pela sociedade no lançamento, nos dias 25 e 26 de março.

“É uma luta de todos nós e essa cartilha é uma pequena arma para a prevenção da violência, em locais aonde não pudermos chegar. O conteúdo é muito sério e forte, que tentamos traduzir de uma forma que as imagens chegassem ao mesmo nível de profundidade e seriedade do conteúdo”, comentou Sardinha.

Confira os 19 tópicos que foram abordados na cartilha:

  1. O combate à violência contra a mulher e sua importância para toda a sociedade
  2. Sentimento de posse. O grande responsável pelas piores tragédias
  3. O assassinato da mulher destrói também a vida do assassino
  4. A prisão do agressor pode ser evitada
  5. Os homens também podem ser vítimas de violência doméstica?
  6. O que é “gênero” e em que consiste o termo “violência de gênero”
  7. A violência doméstica contra as mulheres negras
  8. O que as mulheres mais valorizam nos homens
  9. Homens e mulheres: igualdade na participação pública e política
  10. As desigualdades salariais entre homens e mulheres
  11. Nas famílias com violência todo mundo perde
  12. A importância da participação dos homens no combate à violência doméstica
  13. Reeducar os homens para proteger as mulheres
  14. A violência doméstica está presente em todas as classes sociais
  15. O homem e o exercício prazeroso da paternidade
  16. Educação não machista: uma boa saída para evitar a violência doméstica
  17. Os filhos da violência: dor, conflito e angústia
  18. O que todos precisam saber sobre a Lei Maria da Penha
  19. O melhor lugar do mundo deve ser a nossa casa

Integrantes – Além da presidente professora Jacy Proença, integram a CST a desembargadora Maria Erotides Kneip; a relatora e defensora pública Rosana Leite de Barros; e os membros Lindinalva Rodrigues, Josyrleth Magalhães Criveletto, Amini Haddad Campos, Glaucia Anne Kelly Rodrigues Amaral, Clarissa Lopes, Mayana Vitória de Souza Alves, Vera Bertolini, Eliana Vitalino, Eliane Rodrigues de Lima, Telma Reis, Eunice Ramos, Luciana Rosa Gomes, Willian Cesar de Moraes e Tânia Mara Arantes Figueira.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens