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Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 17h33


COMISSÃO

CST debate importância da hidrovia Paraguai-Paraná

A câmara setorial temática que estuda a hidrovia foi proposta pelo deputado Dr. Leonardo (PSB)

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA

A hidrovia Paraguai-Paraná foi tema de uma apresentação logística durante reunião de câmara setorial temática (CST) realizada na última terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. O condutor da apresentação foi o representante do Grupo Centro-Oeste, Cláudio Padilha, que, na oportunidade, mostrou as vantagens que cargas originadas ou destinadas ao estado de Mato Grosso, via rio Paraguai, vão incrementar à economia da região e fomentar empregos diretos e indiretos. Vale destacar que a CST foi proposta pelo deputado Dr Leonardo (PSB).

“Esse empreendimento prevê  geração de 500 postos de trabalho diretos, envolvendo aporte anual de 50 milhões de reais em salários, encargos sociais e benefícios”, destacou Claudio Padilha.

Conforme Padilha, o número de postos indiretos gerado será substancialmente maior, em função dos empreendimentos secundários ou de apoio propiciados pelo projeto. “O valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) gerado vai corresponder a cerca de 30% do valor recolhido pelo município de Cáceres em 2016”, apontou ele.

Durante a explanação, o representante do Grupo Centro-Oeste mostrou ainda que a questão ambiental terá acompanhamento especial. Padilha afirmou que serão realizados estudos preconizados pelo Iphan, com exigências legais, complementados pela avaliação da sociedade através de audiência pública.

“O projeto prevê a mitigação de possíveis impactos diretos pela perfeita adequação das embarcações em via navegável, o que eliminará qualquer intervenção, além da simples dragagem de uma manutenção efetuada corriqueiramente na via”, explicou ele.

Depois da explanação dos aspectos socioambientais do projeto, Padilha lembrou a integração social para a região cacerense . Para ele, a existência de embarcações navegando regularmente no trecho Cáceres-Corumbá (MS) vai proporcionar uma maior interação social e comunicação com os moradores ribeirinhos. “Com isso, vai reduzir o isolamento e facilitará ações de auxílio e apoio a estas comunidades”, disse.

Quanto a novos empreendimentos, Padilha apresentou o projeto logístico da hidrovia,  que visa atender diretamente aos exportadores e importadores, que serão diretamente beneficiados na região. “O projeto propiciará ao empreendedor da região a oportunidade de implantar diversos negócios de apoio, como o transporte rodoviário autônomo de cargas na área de influência do terminal portuário, comércio e serviços de apoio ao terminal e às embarcações”, colocou Padilha.

 


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