Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 18 de junho de 2018 19h55


SAÚDE

CST vai discutir os benefícios de terapias e tratamentos alternativos

A aplicação de terapias de bioestimulação e neuroestimulação será apresentada durante o trabalho da equipe técnica na ALMT

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA

A Câmara Setorial Temática (CST) para debater os benefícios da aplicação de terapias de bioestimulação e neuroestimulação foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (18). Na primeira reunião foi apresentado um trabalho realizado com crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômico e cultural com a técnica de neuro e bio modulação Radio Electric Asymmetric Conveyor (REAC).

Proposta pelo deputado Oscar Bezerra (PV), a CST deve debater as aplicações das terapias de neuro e bio estimulação, os benefícios e aplicabilidade na rede pública de saúde.  “Esperamos ao final da Câmara apresentar uma  proposta ao governo do estado para sensibilizar para que as terapias sejam oferecidas à sociedade. Este método tem relevantes resultados e os especialistas deverão encontrar a melhor maneira de implantar o serviço”, explicou Oscar Bezerra.

A pesquisa apresentada na primeira reunião da câmara  mostrou como a neuro e bio modulação podem ser eficazes para melhorar as condições psiconeurológicas. Cinco crianças foram selecionadas para o experimento. Todas com dificuldades de comunicação, de fala e motora, irmãs e em situação de fragilidade socioeconômicas e educacionais.

O médico responsável pelo estudo, Alfredo Coelho, explica que, após a modulação dos estímulos, todas as crianças apresentaram relevante melhora, passaram a se comunicar e tiveram melhor aproveitamento escolar. “Escolhemos um grupo que tivesse isolado de qualquer outro tipo de intervenção e conseguimos comprovar a eficiência da neuromodulação para as cinco crianças”, justificou o médico.

De acordo com Coelho, existem no Brasil outras 42 pesquisas registradas e cerca de 40 clínicas habilitadas para realizar o tratamento. “Precisamos destacar que não há cura, mas melhoria na condição de vida dos pacientes. Outras pesquisas estão em andamento e deverão ser apresentadas. Nosso objetivo é mostrar para sociedade que os métodos existentes e que possuem resultados”.

O presidente da CST, Willian Neponuceno, explica que a técnica pode trazer benefícios à saúde, com rapidez e sucesso aos pacientes de Mato Grosso. “Queremos apresentar para sociedade e propor ao governo alternativas para dar mais qualidade de vida à população do nosso estado”, esclareceu.

Outras reuniões deverão ser agendadas para debater outras terapias e sua aplicabilidade. Ao final, uma proposta deverá ser apresentada como resultado dos trabalhos técnicos da câmara setorial. A relatoria da CST será feita pelo advogado Wilson Sanches.

 

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens