Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de agosto de 2021 17h25


ATUAÇÃO

Dal Molin intervém e concessionária garante melhorias em rede de energia elétrica rural

Para o deputado, a iniciativa dos produtores rurais de Sorriso deve servir como base para outros municípios do estado

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

A concessionária de energia elétrica Energisa deve implementar um planejamento para acompanhar o crescimento da demanda por energia elétrica nas comunidades rurais Morocó e Barreiro, ambas no município de Sorriso. O compromisso foi firmado na segunda-feira (16), no Sindicato Rural de Sorriso, durante reunião entre representantes da empresa e do setor produtivo. 

No encontro, intermediado pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), a classe propôs mudanças no sistema de atendimento direcionado ao setor. Eles também elencaram alguns problemas enfrentados como: as oscilações de voltagem e às interrupções não programadas no fornecimento de energia elétrica. 

“Recentemente, amarguei um prejuízo de R$ 400 mil com a morte de milhares de aves em ponto de abate. Busquei ressarcimento pelos danos, mas devido à burocracia acabei desistindo da ação”, lamenta Milton Dal Bem. 

Proprietário de um aviário na comunidade Morocó, Dal Bem atribuiu o prejuízo a uma das inúmeras ‘quedas’ de energia elétrica. “Como se não bastasse perder a produção, por muito pouco não tive que indenizar o frigorífico por descumprimento contratual”, relembra. 

“Estamos dispostos a ajudar no que for preciso. Sabemos que toda obra de melhoria requer um estudo de viabilidade e é isso que estamos propondo à concessionária”, se comprometeu Ailan Jonas Dal Molin, presidente da Associação de Produtores da Morocó. 

Segundo o coordenador de construção e manutenção da Energisa, Gleisson Pereira dos Santos, a maioria das interrupções de energia é causada pela intervenção indevida na rede de média tensão. 

“Frequentemente, somos surpreendidos com objetos colocados irregularmente na rede de distribuição. Para vocês terem noção do que estou falando, tem morador que coloca raio de bicicleta para fixar a chave fusível”, lamentou o coordenador ao afirmar que a rede em discussão esta equipada com quatro reguladores automáticos de tensão. 

“Nossas equipes fazem o monitoramento constante da rede para evitar qualquer tipo de sobrecarga. No entanto, alguns moradores insistem em fazer “reparos” emergenciais. Reiteramos que essa prática compromete todo sistema de distribuição, além de colocar em risco a vida do usuário”, alerta. 

“É preciso lembrar que parte desses investimentos são custeados pelo consumidor. Diante disso, recomendamos que a solicitação de melhoria seja feita de forma coletiva a fim de reduzir custos e possibilitar o rateio entre os produtores beneficiados”, avalia Elizeu Nascimento, analista comercial regional de Sinop.

 Ao citar as dificuldades enfrentadas por produtores de outras regiões, Xuxu Dal Molin recomendou que o estudo de viabilidade seja implementado por etapas, levando em consideração o desenvolvimento do setor produtivo e o aumento populacional do município. 

“Antigamente, uma propriedade rural era ‘tocada’ por membros da mesma família (...). Essa realidade mudou, hoje essa mesma propriedade gera dezenas de empregos”, pontuou. 

Para o deputado, a iniciativa dos produtores rurais de Sorriso deve servir como base para outros municípios do estado. 

“Vamos levar a proposta ao governador Mauro Mendes (DEM). Outra demanda que vamos pleitear, essa de interesse da sociedade de modo em geral, é a redução do valor da bandeira tarifária”, concluiu.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin