Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 31 de agosto de 2020 09h42


EDUCAÇÃO

Escola Militar Tiradentes de Nova Mutum luta por nova sede

A escola estadual aguarda apoio do estado, em parceria com a prefeitura, para a construção de um novo prédio.

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: SAMANTHA DOS ANJOS / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) visitou, na quinta-feira (27), a Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel Celso Barbosa, em Nova Mutum. Ele conheceu as instalações e as principais demandas da instituição com o 1° sargento da Polícia Militar João da Silva Sobrinho. Atualmente, a unidade de ensino conta com 409 alunos matriculados.

A escola militar de Nova Mutum foi considerada a segunda melhor em notas obtidas pelos estudantes em Mato Grosso, explicou o sargento. Ele contou que o prédio da instituição é alugado pela prefeitura municipal e que aguardam a construção de um espaço melhor e amplo para oferecer um ambiente adequado para atender os professores e alunos.

“A prefeitura cedeu uma área de 8 mil m², com todos os documentos encaminhados ao governo do estado, para a construção da nova escola. Este prédio é alugado pela prefeitura. Na verdade, o espaço está apertado para nós. Aqui, antes, era uma escola particular. O ensino é de qualidade, temos até professores que têm doutorado. Com a parceria com o governo estadual, esperamos aumentar o atendimento para 1.200 alunos”, ressaltou Sobrinho.

Instituição - Há três anos, a escola militar foi instalada no município e oferece educação de nível fundamental e médio. “Primeiramente, foi uma surpresa ver que o nome da escola é do coronel Celso Barbosa, que tive a oportunidade de conhecer e que foi um grande guerreiro e, infelizmente, faleceu em um acidente. Essa escola é reconhecida pela excelência no ensino, mas, infelizmente, está faltando o espaço. Esperamos com brevidade essa parceria com o estado de Mato Grosso para construir uma nova sede”, disse o Delegado Claudinei.

O parlamentar destaca que sempre apoiou o ensino militar, pois prega a disciplina, respeito ao próximo e amor à pátria. “Ampliar as vagas e garantir um espaço adequado para acolher os professores e alunos será um grande ganho para a educação, pois a qualidade do ensino já sabemos que essa instituição já garantiu”, salientou Claudinei, que se comprometeu a fazer a devida articulação com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

A implantação de escolas militares Tiradentes envolve uma parceria entre as secretarias de Educação e Segurança Pública, por meio da Polícia Militar. Elas estão integradas à rede estadual de ensino e oferecem ensino gratuito. A metodologia é aplicada pela Polícia Militar, que leva instruções militares, ensinamentos de disciplina, organização e patriotismo.

Decreto – No início do ano, entrou em vigor o Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro de 2020, que prevê o modelo cívico-militar em escolas de todo o país. Essa lei, assinada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), permite que escolas estaduais e municipais possam aplicar modelos de educação já seguidos em colégios militares do Exército, da polícia e Corpo de Bombeiros.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358