Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 31 de agosto de 2020 20h00


SEGURANÇA

Delegado Claudinei visita o 14° Comando Regional da PM de Nova Mutum

O parlamentar levantou as principais informações e demandas e conheceu a estrutura da instituição

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), conheceu a estrutura do 14° Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), onde também funciona o 26° Batalhão da Polícia Militar, na quinta-feira (27), em Nova Mutum (MT). O encontro contou com a presença do comandante e coronel Claudio Fernando Carneiro Souza e do tenente-coronel Sérgio Alves Padilha Ribeiro.

Há exatamente 16 anos, Claudio atua na Polícia Militar do município. Ele destacou que a parceria com a Prefeitura de Nova Mutum, Conselho Municipal de Segurança Pública, Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) e a sociedade favorece bastante o trabalho da instituição, que atende 13 municípios mato-grossenses e três distritos da região.

“Cheguei aqui quando ainda era tenente. É uma população muito parceira da segurança. As instituições trabalham em conjunto e de forma integrada. Tem feito uma diferença muito grande. Nossa estrutura da PM foi o município e a sociedade que ajudaram a construir. No meu entendimento, Nova Mutum é um município que mais investe em segurança”, explanou o coronel.

Efetivo - O comandante apontou que hoje são aproximadamente 230 policiais militares ligados ao comando regional, incluindo os profissionais da força tática e 25 que integram a cavalaria da Polícia Militar. “O problema que temos é a falta de recursos humanos; como outras instituições de segurança pública, também existe a necessidade de repor o pessoal. Precisaríamos de uns 40 policiais ainda”, explicou Claudio.

Ele salientou que tem atividades que podem se desenvolver mais, mas a falta de efetivo é um empecilho. Em relação à Patrulha Rural Intermitente, o coronel esclareceu que foi ativada recentemente devido ser uma época em que há muito uso de defensivos agrícolas nas propriedades rurais. “Por causa da falta de efetivo e por questões de outras demandas, desativamos por um período a ação da patrulha e vamos para outras demandas. Agora a atuação é deste período até o final do plantio. Depois que fica só a colheita, suspendemos por um tempo”, disse o coronel.

Cavalaria - O 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria (EIPMON) de Nova Mutum foi inaugurado recentemente, no dia 13 de agosto, e contou com a parceria entre a Prefeitura de Nova Mutum, o governo do estado e a Polícia Militar de Mato Grosso. “Ativamos a Cavalaria Independente em Nova Mutum, que é o único município do interior de Mato Grosso que tem um regimento. O conselho municipal comprou os cavalos, o município concedeu a sede para cavalaria. A cavalaria realiza integração de posse e participa de grandes eventos. Ela fica fixa aqui, mas desenvolve as atividades do cotidiano aqui, só que ela tem o intuito de atender toda a região norte. Está bem estruturada, atende todo este eixo”, ressaltou Claudio.

Além de Nova Mutum, os outros municípios atendidos pelo 14° Comando Regional são Lucas do Rio Verde, Tapurah, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, São José do Rio Claro, Arenápolis, Nortelândia, Alto Paraguai, Nova Maringá, Nova Marilândia e Santo Afonso. Já os três distritos envolvem Brianorte, Ranchão e Deciolândia.

Este encontro realizado pelo deputado Claudinei faz parte de ações da Comissão de Segurança Pública e Comunitária para o levantamento dos trabalhos desenvolvidos e as principais demandas das instituições de segurança pública, principalmente dos polos regionais que pertencem à Região Integrada de Segurança Pública (Risp).


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358