Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 18h14


PESQUISA

Deputado Allan lança livro sobre futebol de várzea

Obra é resultado do mestrado do professor e parlamentar

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: ANGELO VARELA / Secretaria de Comunicação Social

O deputado Allan Kardec (PDT) lança, no próximo dia 15, livro em coautoria com Francisco Xavier Freire Rodrigues sobre o futebol de várzea na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. A obra aborda as disputas travadas pelas tradicionais equipes que marcaram o esporte amador na região nos anos de 1980 e 1990.

O livro tem o selo da Editora EdUFMT. O lançamento será aberto à população e ocorre a partir das 19h, na Casa Barão de Melgaço, localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3.869, Centro de Cuiabá. “Olhar o futebol de várzea, enquanto mediador cultural, nos possibilita adentrar no cotidiano do lazer praticado nos mais inusitados rincões deste Brasil”, afirma Allan.

Segundo Francisco Xavier, a obra trata, principalmente, das disputas travadas pelas equipes Milionários Futebol Clube e São Gonçalo Beira Rio Futebol Clube. “Essas partidas reuniam a comunidade na torcida, ocorrendo durante os finais de semana, marcando a vida cultural da região”.

A obra também é resultado das pesquisas acadêmicas realizadas pelo deputado Allan sob a orientação do professor Francisco Xavier. Elas foram aprofundadas durante o mestrado do parlamentar, que atualmente finaliza o doutorado, com o tema “Os legados da Copa do Mundo de 2014”.

Allan Kardec é graduado em Educação Física pela UFMT, especialista em gestão educacional pelo Instituto Cuiabano de Educação, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor da rede estadual de ensino e atualmente exerce o mandato de deputado estadual.

Francisco Xavier é sociólogo, possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (Gepecs) CNPQ/UFMT.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec