Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de junho de 2021 12h10


EDUCAÇÃO

Deputado articula com Seduc e IFMT retomada do Profuncionário em 2021

Allan Kardec convocou e mediou reunião realizada na última terça-feira (15) na Secretaria de Estado de Educação.

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: José Luis Junior Busão / Assessoria de Gabinete

Com vistas à retomada do programa Profuncionário em Mato Grosso, o deputado estadual Allan Kardec (PDT) convocou e mediou uma reunião entre a Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), realizada na terça-feira (16). 

O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) é o único instrumento de qualificação dos servidores, e atualmente se encontra suspenso por falta de recursos do Governo Federal.

Diante da estagnação do programa, que vem prejudicando os profissionais da educação, técnicos e apoio administrativo, o deputado Allan Kardec tomou a iniciativa de se reunir com o Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e também com o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, para articular a retomada, organizando uma força-tarefa com o objetivo de viabilizar recursos e estrutura.

A pedido de Kardec, o IFMT fez o levantamento de todos os custos para a execução do Profuncionário, que foi encaminhado à Seduc. Por sua vez, o secretário Alan Porto afirmou que o governo do estado tem todo o interesse em viabilizar a realização ainda este ano. A Assembleia Legislativa se disponibilizou a também auxiliar no levantamento deste recurso.

Durante a reunião, o secretário Alan Porto convocou a equipe da Seduc, tanto dos setores administrativo-financeiros, quanto da gestão pedagógica e de pessoas, para estudo de viabilização das necessidades demandadas. 

“O secretário recebeu com bons olhos e nos deixou bastante esperançosos, no sentido de retomar ainda neste ano. Ele tem interesse em realizar o Profuncionário, o governo do estado tem interesse em realizar, o IFMT apresentou uma proposta exequível e acredito que temos plenas condições de retomada”, afirmou Kardec ao término da reunião.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec