Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 14h42


RECONHECIMENTO

Deputado Avallone homenageia UFMT pelas ações no combate à pandemia

​​​​​​​Noventa e cinco pessoas, entre professores, técnicos-administrativos e estudantes foram homenageadas com moções de aplausos

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB), coordenador do Observatório Socioeconômico da ALMT, entregou ontem (4) por meio de uma live, moções de aplausos a gestores, professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reconhecimento pelo trabalho dos vários departamentos da instituição no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Como ex-aluno formado pela UFMT, tenho muito orgulho de ver a postura humanitária e de largo alcance social da instituição neste momento difícil que afeta a todos, e por isso a Assembleia Legislativa está reconhecendo e valorizando estas iniciativas através das moções de aplausos. Todas foram aprovadas em Plenário e cada homenageado receberá nos próximos dias o certificado impresso, já que o isolamento social impede a entrega presencial, que normalmente ocorre em sessão solene na sede da Assembleia”, justificou.

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, foi homenageado pelo conjunto das ações desenvolvidas pela universidade no combate à pandemia. Na proposição, o deputado Carlos Avallone ressaltou que "em nome da população mato-grossense, reconhecendo e louvando essas iniciativas que mostram o comprometimento da UFMT com a saúde da população, cumpre-me propor a presente moção de aplausos".

"A vida, às vezes, nos coloca desafios dos quais não temos sequer um esboço para tentar resolver. Dirigir uma instituição do porte da UFMT em um contexto de pandemia é um deles", sintetizou o reitor, antes de elencar algumas das muitas atividades desenvolvidas pela universidade nos câmpus Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. "Sei que essa homenagem é simbólica, representando os professores, técnicos administrativos e estudantes à frente desta batalha. Digo que sou apenas um fio condutor, tento buscar e dar condições para que as pessoas exerçam suas tarefas de ensino, pesquisa e extensão", completou o reitor.

Departamento de Arquitetura

Um dos projetos celebrados com as moções de aplausos foi o de confecção de máscaras protetoras faciais, realizado pelo Fab.lab do Departamento de Arquitetura, coordenado pelo professor Maurício Guimarães de Oliveira. Além das mais de duas mil face shields produzidas a partir de impressoras 3D e distribuídas a profissionais da saúde da Grande Cuiabá, o Fab.lab também produz videolaringoscópios e adaptadores para máscaras de mergulho, que auxiliam na respiração dos pacientes da Covid-19.

A equipe responsável por este projeto de grande relevância social é formada pelos professores da Arquitetura, Alexandre Saul Palma e Luciana Pelaes Mascaro; Marcelo Amorim Marchiori (Instituto de Física); e Marina Garcia Lara, do Colégio Notre Dame de Lourdes. Também foram homenageados os estudantes Amanda Moraes Prado, Karine Hellen Silva Pimenta, Gustavo de Oliveira Neri e Andrés Bazán, todos voluntários no projeto do Departamento de Arquitetura.

Projeto Álcool Gel/UFMT

Entre os gestores da universidade, foram homenageados o professor Martinho da Costa Araújo, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, ao qual está vinculado o projeto de extensão de produção de álcool em gel pela UFMT, e o professor Carbene França Lopes, coordenador-geral da Central Analítica de Combustíveis do Departamento de Química, que também atua no projeto que já produziu mais de55 mil litros de álcool em gel para distribuição nos câmpus da UFMT e em hospitais.

O Projeto de Extensão Álcool Gel/UFMT foi celebrado na pessoa de seu coordenador-geral, o professor Ailton José Terezo, coordenador técnico da Central Analítica de Combustíveis. Além dele, foram homenageados os professores Adriano Buzutti de Siqueira; Andre Luiz Agnes Stein; Carlos Roberto Porto Dechandt; Claudia Marlise Balbinotti Andrade; Francisco Xavier de Campos; Irene Cristina de Mello; Katiuchia Pereira Takeuchi; Leonardo Gomes de Vasconcelos; Marcos Alberto de Carvalho; Marilza Castilho Terezo; Mariuce Campos de Moraes; Tereza Auxiliadora Nascimento Ribeiro; Thiago Meirelles Ventura, diretor do Escritório de Projetos e Processos (EPP); e a pesquisadora Adriana de Paula Cardoso Siqueira.

Também foram homenageados os técnicos Daniel Ippolito Pelufo, engenheiro químico responsável pelo projeto; Adriene de Moura Barboza; Antonio Dionisio de Souza; Benedito Rodrigues da Silva Ferraz; Marcos Roberto Limas de Almeida;  e Washington Ferreira Faria e os estudantes Ademir Breda Junior; Aline Beatriz Mucellini; Alynne Gabrielle Oenning Armani; Anderson José dos Santos; Antonio Gierdson Lima dos Santos; Bruna Gonçalves de Moura; Camila Dantas da Silva; Carlos Daniel Cruz de Arruda; Daniel Cayna Almeida Soares Kurpel Daron; Davi Jaivona Vittorazzi; Douglas Lisboa Ramalho; Eduardo Gabriel Corrêa Barbosa; Eduardo Gomes Prudencio; Eduardo Henrique da Costa; Emillyn Tayellen Viana dos Santos; Felipe Perin Bezerra; Fernanda Silva Lira; Fernando Rogério Domingos de Siqueira; Gabriel Ribeiro dos Anjos; Gabrielly Cristyna Neves Kuss; George Luiz Marques Pinheiro; Geovana Teixeira Alves da Silva; Guilherme Gustavo Silva Amorim; Hildo Antonio Jarcem do Nascimento; Joao Paulo Jose da Silva; Juliana Siqueira Duarte; Juliano Batista Rodrigues; Kamilla Augusta de Assis Silva; Karoline Moreira de Paiva; Kezya dos Santos Nogueira; Luan Claiton de Moraes Marostegan; Maionara Oliveira França; Márcio Sodré Goncalves Vieira; Mariane Barros da Silva; Marielle Xavier Nascimento; Matheus Cassiano Medeiros Santos; Matheus Dargesso Luckachaki; Meury Joicy Biazatti; Milena do Nascimento Pereira; Rafael Maifrede Motta; Rhuan Marcel Santini Duarte; Roberts da Silva Gonsalves; Rodrigo Esaú Vassoler e Silva; Sandynara Aguiar Gama Soares de Oliveira; Sylvia Karolina Santos; Thais Rodrigues Costa Silva; Weliton Barreto da Silva; Willian de Arruda Silva; Mateus Rocha Ripari, estudante do ensino médio.

Ainda pelo projeto Álcool Gel, foram contemplados os apoiadores técnicos Adriano Aparecido de Oliveira, secretário de Infraestrutura da UFMT; Cristiano Maciel, diretor da Fundação Uniselva; Elieu Bispo Santiago; Anderson Rodrigo de Almeida; Edezio Gonçalves de Queiroz; Guilherme de Almeida Costa; Adevanilson Gonçalves; Valdivino Mendes da Silva; José Roberto Lino; Silvânio Ribeiro de Souza; Fernando Ferrari Frutuoso Stachack; Jacqueline Rodrigues de Andrade; e Samuel de Oliveira Souza.

 


Gabinete do deputado Carlos Avallone