Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 7 de junho de 2021 16h28


SEGURANÇA

Deputado Claudinei apoia sede própria para a Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC

O parlamentar reconheceu a importância da categoria ter um espaço próprio para desenvolver os projetos sociais e atuação com os Consegs de MT

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Marcos Lopes

Os integrantes da Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) terão uma nova sede, definida no antigo prédio Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande (MT). A consolidação desta demanda vem ao encontro da indicação de n.º 3.125/2021, também de autoria do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). A sede proporcionará a promoção dos projetos sociais, reuniões dos conselhos comunitários de segurança (Consegs), entre outras iniciativas em prol dos 141 municípios mato-grossenses.  

De acordo com o parlamentar, é de suma importância para a Coordenadoria da PJC contar com este espaço, já que atua há cerca de 11 anos em conjunto com as forças de segurança e a sociedade civil organizada. “O mais interessante é que essa sede estará à disposição dos 141 municípios de Mato Grosso em parceria com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg) e Consegs, entre outros importantes parceiros, como o Ministério Público e o Poder Judiciário de Mato Grosso”, destacou.

Projetos 

Atualmente, a coordenadoria executa os trabalhos na Academia de Polícia (Acadepol) com os projetos “De Cara Limpa Contra as Drogas”, “De Bem com a Vida”, “Rede Digital pela Paz”, “Papo de Homem”, “Arte e Cultura em Ação”, entre outros em parceria com a sociedade civil organizada. Também, a unidade prestará serviço de 24 horas para a elaboração de boletins de ocorrência.

De acordo com o presidente da Feconseg, Danillo Moraes, a Polícia Comunitária da PJC é considerada uma das mais estruturadas e, realmente, precisava ter uma sede própria para desenvolver da melhor forma as ações propostas. “São importantes os projetos desenvolvidos. Hoje, os integrantes estão em uma sala na Acadepol e não consegue atender todos os municípios de Mato Grosso e, nem mesmo, receber os integrantes dos Consegs”, menciona.

Nova Sede

Danillo explica que Claudinei contribuiu para a regularização de 75 Consegs de Mato Grosso, por meio da Lei n.º 10.931/2019 - que reconhece o interesse coletivo e a importância social das obras dos Consegs e da Feconseg e seus filiados. “A coordenadoria atua ao lado dos Consegs há mais de 10 anos, desde a sua criação. Os Consegs regularizados, conforme a lei de autoria do deputado Claudinei, proporcionou que os integrantes trabalhassem de forma livre, conforme a sociedade civil organizada, em prol da segurança pública e economizando os cofres públicos e fortalecendo a segurança dos municípios”, declara o presidente da Feconseg.

Em relação a nova sede, Moraes frisa que há cerca de dois anos o antigo prédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher está desocupado, após a unidade ser transferida para uma nova sede. “Então, nós pedimos este apoio ao deputado estadual Delegado Claudinei, para que nos ajudasse a conseguir este prédio para nós. Então, ele imediatamente apresentou uma indicação para que fosse reativado essa unidade da polícia, sendo um cartão de visita de Várzea Grande, podendo acolher seus projetos sociais e estará habilitado para atender os 141 municípios de Mato Grosso”, diz.

Envolvidos 

Além de Claudinei, o presidente da Feconseg informa que há uma união política bem forte para a concretização desta nova sede, como o envolvimento também dos deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), Janaina Riva (MDB), João Batista (PROS), Nininho (PSD), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dal Molin (PSC) e o parlamentar estadual Emanuel Pinheiro (PTB).

Também, ele expôs a atuação ativa da Diretoria Geral da PJC de Mato Grosso. “Há 20 anos que estou à frente dos conselhos comunitários de segurança e vejo a credibilidade que estamos tendo com os resultados alcançados. Sem contar que a suspensão de decreto, em 2017, com apoio da deputada Janaina, e em 2019, com a lei do Delegado Claudinei, só permitiu criarmos uma linha de confiabilidade e credibilidade dos propósitos que buscamos em prol da segurança pública”, enfatiza Danillo.

Outro aspecto que ele destaca é que um dos princípios fundamentais para a construção de nova sede para a Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC é proporcionar realização de ações preventivas e efetivas para combater a criminalidade. “Não adianta você construir um prédio de delegacia, presídios, quartéis e superlotar as prisões com detentos. Então, todos os deputados e integrantes da segurança pública entenderam e sensibilizaram com a causa”, ressalvou Moraes.

Trâmites – A reforma da nova sede da coordenadoria está prevista para ocorrer nos próximos 30 dias, sendo que atualmente, acontece a formalização dos devidos pagamentos por parte dos envolvidos no processo. A região a ser instalada a unidade é composta de 55 bairros e possui cerca de 101 mil habitantes.

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358