Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 12h22


COMENDA

Deputado Claudinei concede comenda ao delegado-geral da PJC

O delegado-geral apresentou avanços na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e prestou relevantes trabalhos em prol da sociedade

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Samantha dos Anjos

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (2), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) concedeu a Comenda Dante de Oliveira ao delegado-geral Mário Dermeval Aravechia de Resende, que pertence à Diretoria da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), pelos relevantes trabalhos prestados para a sociedade mato-grossense.

Dermeval atua há 17 anos na instituição, sendo que já atendeu 18 municípios mato-grossenses e já integrou na Corregedoria Geral, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Diretoria de Execução Estratégica da PJC. Atualmente, ocupa o cargo de delegado-geral no biênio 2019/2020, sendo reconduzido para a mesma ocupação pelo governo de Mato Grosso para o biênio 2021/2022.

“Apresento essa homenagem para Mário Dermeval por ele realizar um grande trabalho, não só desde que assumiu em 2019 como delegado-geral, mas já vinha prestando serviços de destaque junto à diretoria da PJC. Não só quando era delegado municipal, mas já dentro da Diretoria de Execução Estratégica da Polícia Civil, buscando parcerias para as reformas dos prédios das delegacias, melhorias com os armamentos e tecnologia”, destaca Claudinei.

Durante a entrega da Moção de Aplausos de n.º 1.396/2020, no dia 25 de novembro, concedida pelo deputado Claudinei aos servidores da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), em Cuiabá (MT), o delegado-geral aproveitou para apresentar os principais projeto da instituição para o próximo ano.

Funcionais - Em maio deste ano, Claudinei anunciou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil para as novas carteiras funcionais para atender os servidores da instituição. O modelo do documento de identificação que será fornecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp),  contará com padrão uniforme para atender toda categoria de outros estados e Distrito Federal.

“Agradeço o deputado Claudinei por todo apoio prestado e quero dizer que nós temos uma coisa muito legal que está por vir, que são as funcionais padronizadas. Padronização nacional. Essa carteira funcional, tanto para os policiais ativos, como para os aposentados, terá o QR Code, na mesma padronagem de quais quer policiais de outros estados. Não passaremos por nenhum tipo de constrangimento em aeroportos. Poderemos nos identificar com total segurança, através do QR Code que vai permitir que aquele documento seja super seguro”,disse Dermeval.

Mário explicou que este investimento do deputado garantiu essas carteiras funcionais. Desde 2018, a instituição lutava para a implantação da nova padronização. “Agora, em 2021, em janeiro e fevereiro, acredito que o deputado já esteja conosco entregando as novas funcionais. Isso é relevante demais para a polícia”, informa o delegado-geral.

Equipamentos - Dermeval salientou que, provavelmente no dia 15 de dezembro, a PJC receberá a primeira carga de pistolas Glock de nove milímetros. “No começo vão vir cerca de 200, já temos uma compra pronta de mais 600. Esperamos fechar em três mil até o final de 2022, para que todos os policiais se utilizem do mesmo armamento, padronizado e com arma de qualidade”, adianta.

A expectativa para o próximo ano com a implantação do inquérito eletrônico nas unidades da polícia civil é que sejam adotados entre os servidores a campanha do papel zero, com a chegada dos leitores biométricos neste mês de dezembro. “Não teremos mais assinaturas físicas, só eletrônicas e coletas biométricas com cadastramento. Então, são avanços consideráveis e estamos satisfeitos”, pontua.

Ele também falou sobre a reunião que teve com o governador Mauro Mendes (DEM) que tratou sobre a locação de 40 viaturas com um preço bem menor do que os contratos vigentes. “As crises que as empresas estão passando, o valor das locações vem diminuindo bastante. Nós acreditamos que a frota da polícia civil e os carros que foram retirados e não restituídos, mas que estão em nossas contas, sejam devidamente restituídos, e nós tenhamos essas lacunas preenchidas até o final do ano que vem, totalmente”, comenta o delegado-geral.

Nova Sede - Dermeval informou que será iniciado o processo licitatório em janeiro do próximo ano, para a construção da nova sede da delegacia geral da PJC que ficará em frente à entrada administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Com muito orgulho e satisfação, digo com o peito aberto cheio de felicidade, que acabei de assinar um convênio com a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura). Nós teremos um local digno. Estamos satisfeitos de ter plantado essa semente que, por cinco anos, foi semeada a custa de muita persistência e guerra para a captação de recursos e aprovação de projetos. Mas, virou realidade”, declara.

Outras infraestruturas a serem atendidas, em Cuiabá, são as ocupações em novas delegacias para atender a Deletran, a 3ª Delegacia de Polícia (DP) do Coxipó e a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). “Três delegacias pessimamente instaladas em prédios precários, a burocracia nos amarra a uma série de situações. Conseguimos, por fim, com muita luta, providenciar a mudança da DEDM, o que deve acontecer em março do ano que vem. A próxima a ser resolvida, é a Deletran. Já a 3° DP tem que fazer no Coxipó. Temos a certeza que no ano que vem, vamos sair destes imóveis que estão deteriorados”, anuncia Mário.

Formação - Mário Dermeval tem 49 anos e é natural de Dracena (SP). É graduado em direito pela Universidade do Oeste Paulista e pós-graduado com curso superior de polícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele se qualificou em importantes cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Federal Bureau of Investigation (FBI), Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP) e Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

Comenda – A comenda Dante de Oliveira foi instituída pela ALMT, por meio de proposta do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), em abril de 2015, para homenagear pessoas físicas e jurídicas com destaque nas áreas de direitos humanos, democracia e da cidadania de Mato Grosso. Cada deputado, anualmente, poderá indicar até cinco homenageados – sendo que será analisada por outros parlamentares para a devida aprovação a indicação.

 

 

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358