Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 31 de maio de 2021 17h58


TRANSPORTE

Deputado Claudinei destaca iniciativa que beneficia os caminhoneiros

O programa do Governo Federal, denominado “Gigantes do Asfalto”, atenderá os trabalhadores do setor de cargas pesadas

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), que é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), durante a 1° reunião ordinária, na última semana, apresentou o programa “Gigantes do Asfalto”. Lançado pelo Governo Federal, o projeto tem por objetivo promover a qualidade de vida, o bem-estar, profissionalização e enfrentamento de problemas que afetam as instituições e os trabalhadores do transporte rodoviário de cargas. Esse incentivo atende o decreto de n.º 10.702/2021, que busca estabelecer a atuação conjunta das entidades públicas e privadas para a execução das ações definidas. 

“Muitos caminhoneiros não sabem deste programa que foi recentemente lançado pelo Governo Federal e visa melhorar a qualidade de vida e trabalho deles. O presidente Jair Bolsonaro juntamente com o Ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas lançaram esse programa que está baseado em três importantes eixos que envolvem incentivos e qualidade de vida, infraestrutura e regulamentação de serviços. Tudo isso é bastante significativo, pois estes profissionais merecem. Afinal, atendem toda a nossa sociedade”, declara Claudinei. 

Conforme o decreto federal, entre as atividades que vão contribuir com os caminhoneiros, estão as relacionadas às campanhas de saúde e educação, renovação de frota, estabilidade e eficiência do mercado de fretes e concessão de benefícios diretos e indiretos. Já nas diretrizes propostas estão a simplificação e a desburocratização de regulamentos, procedimentos e processos relacionados com o setor, ampliação da disponibilização de serviços e documentos eletrônicos, disponibilidade de local adequado para descanso durante a jornada de trabalho, incentivo e apoio ao acesso ao crédito, promoção da segurança veicular, à eficiência energética e ambiental. 

“Realmente, não poderia deixar de dar destaque a esse importante Programa nesta Comissão. O Governo Federal está fazendo a sua parte, ajudando as instituições do transporte de cargas e os caminhoneiros. A gente tem que aproveitar essas reuniões da Comissão e divulgar estes benefícios que agregam e muito ao setor”, conclui o parlamentar.  

Vacinação - Delegado Claudinei (PSL) também expôs na reunião sobre a indicação de n.º 1.982/2021, que foi encaminhada para a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) e a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) para a inclusão dos caminhoneiros na lista de prioridade imediata de vacinação contra a Covid-19. “Os caminhoneiros desempenham um importante trabalho para a sociedade. Por isso, realizei essa reivindicação. Eles atravessam e movimentam todo o Brasil, colocam a vida em risco nas paradas no seu trabalho diário” frisou o parlamentar.

Conforme o Plano Nacional de Imunização, o governo federal inseriu a categoria na lista do grupo de prioridades para o recebimento das vacinas, no mês de janeiro deste ano, por serem considerados essenciais para o desenvolvimento do país. 

A reunião da Comissão teve a participação também do presidente Valmir Moretto (Republicanos) e dos membros titulares Xuxu Dal Molin e Sebastião Rezende, ambos do PSC, e do deputado estadual Gilberto Cattani (PSL).

 

 

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358