Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de setembro de 2020 17h30


SEGURANÇA

Deputado Claudinei propõe parceria com produtores rurais no combate às queimadas

O parlamentar apresentou indicação para que o governo estadual contribua com o combustível das aeronaves agrícolas

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Delegado Claudinei propõe parceria com produtores rurais para combater queimadas

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (16), apresentou proposição para que as Secretarias da Casa Civil e de Meio Ambiente de Mato Grosso formalizem parcerias com os produtores rurais para o combate e controle às queimadas. A indicação também solicita que seja disponibilizado combustível para as aeronaves agrícolas no devido auxílio contra os incêndios.

“Na verdade, os produtores rurais já vêm ajudando por terra. Na região sul e sudeste, por exemplo, Rondonópolis e o distrito Boa Vista, Poxoréu com a comunidade de Jarudore, Juscimeira, Jaciara, Dom Aquino. Na verdade, são vários municípios e assentamentos sofrendo e a gente vê a fumaça em Cuiabá só aumentando. São todas as regiões de Mato Grosso. Os bombeiros estão fazendo todo o possível. É difícil dar conta de tanto fogo, espalhando rápido. A parceria com os produtores, com aviões agrícolas, o governo do estado fornecendo combustível, vai ajudar e muito”, destaca Claudinei.

Decreto – Nesta segunda-feira (14), o governo estadual decretou estado de calamidade pública em Mato Grosso, devido aos incêndios florestais. Para o governador Mauro Mendes, foi solicitado reforço no combate às queimadas pelo Exército Brasileiro. Além de contar com a atuação de servidores públicos da área de segurança pública e voluntários, o decreto vai garantir novas contratações em caráter emergencial.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado de Mato Grosso já alcançou 32 mil focos neste ano, sendo 36% a mais em relação ao ano passado.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358