Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de agosto de 2021 10h08


EDUCAÇÃO

Deputado Claudinei solicita esclarecimentos sobre casos de assédio moral na rede estadual de ensino

O parlamentar questionou quais as medidas adotadas pela Seduc perante os casos de assédio moral nas unidades escolares geridas pela gestão estadual

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Ronaldo Mazza

Com o assédio moral sofrido pela professora Moralina Luciana de Amorim, 51 anos, pela direção da Escola Estadual Odorico Leocádio Rosa, em Rondonópolis, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou O Requerimento n° 402/2021, no dia 10 de agosto, em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para obter esclarecimentos da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc).

O parlamentar conta que a educadora assediada chegou a tentar suicídio por conta das humilhações denunciadas. Ele acrescentou que outra professora, Eliana Alves da Gama, enfrentou retaliação na escola por ter defendido Moralina Amorim e denunciado o crime contra a colega e, assim, foi proibida de entrar no local de trabalho. Diante disso, ela ingressou uma ação judicial de reintegração de posse ao cargo público.

“Esse é um caso triste e vergonhoso para a educação e foi amplamente divulgado na imprensa local. Um caso de assédio moral, onde uma professora foi proibida de entrar na escola depois de defender uma colega que tentou suicídio. Com esse requerimento encaminhado à Seduc, espero que ocorra uma apuração séria, imparcial e correta. A gente questiona o secretário, pois isso precisa ser esclarecido para a população de Rondonópolis. A professora que fez a denúncia foi impedida de participar de uma reunião e chegou a chamar a Polícia Militar para intervir, o que gerou um conflito interno nessa escola, a guarnição evitou uma confusão maior e até agressões mútuas”, explica Claudinei.

Requerimento – O documento emitido pelo parlamentar, apresenta questionamentos à Seduc sobre o andamento das apurações sobre o caso, em trâmite no Escritório Regional de Educação, se existem outras ocorrências registradas, de mesma natureza, em que são relatados crimes de assédios morais nas unidades geridas pela gestão estadual, quais as providências aplicadas pelo governo de Mato Grosso para prevenir e evitar esses tipos de situações.

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358