Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de outubro de 2020 09h25


SEGURANÇA

Deputado Claudinei visita sedes da PM de Cáceres

O deputado estadual Claudinei cumpriu agenda no município em atendimento à Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Casa de Leis

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Deputado Claudinei levará demandas para outros membros da Comissão de Segurança

Foto: Samantha dos Anjos

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) marcou presença, na última quinta-feira (8), em Cáceres (MT), no 6° Comando Regional (CR) e 6° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), como também na 4ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Ambiental, subordinada ao Batalhão Ambiental de Cuiabá (MT). Ele conheceu os trabalhos e projetos desenvolvidos pelas instituições. 

Em relação ao CR, as principais informações passadas para o parlamentar – que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) - foi que Cáceres é considerado um dos municípios que mais apreende veículos na Lei Seca, sendo que há cinco anos não existiam agentes de trânsito. Atualmente, nove servidores atuam nessa área. Além disso, a Força Tática garantiu um novo espaço com o apoio do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) e outros parceiros.

Estrutura - Com a grande extensão territorial na região de fronteira, o comandante e tenente-coronel Valdez Tapajós explicou a necessidade de ter novas viaturas a diesel para facilitar o retorno do militar após o cumprimento dos trabalhos em áreas de longas distâncias – e que, também, facilitará na atuação dos policiais que realizam o Patrulhamento Rural Maria da Penha em atendimento às vítimas de violência doméstica. 

Grande parte dos servidores já tem muitos anos de atuação, o que leva a reduzir o quadro de pessoal com o afastamento ou aposentadoria. “Os pelotões da Polícia Militar precisam de pessoal que fica em Porto Esperidião e Rio Branco e no núcleo que fica na Reserva do Cabaçal”, explica Valdez, que salientou o fato de ter cerca de 80 militares com projeção de aposentadoria nos próximos dois anos.  

Também estiveram presentes na reunião o tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, comandante da Força Tática, e o tenente-coronel Danilo Segóvia Moreira, comandante do 6° Batalhão da PM. 

Além de Cáceres, o 6° Comando Regional da PM atende os municípios de Porto Esperidião, Rio Branco, Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Araputanga, Lambari do Oeste, Cuverlândia, Glória do Oeste e os distritos Vila Aparecida e Nova Cáceres, que pertencem a Cáceres.  

Polícia Ambiental - O major Roosevelt Marcos Barros da Silva Júnior, da 4ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Ambiental, expôs o projeto de educação ambiental nas escolas, desenvolvido pela unidade, que prepara e capacita - com mais de 100 horas/aula - alunos indicados pelas diretorias da rede pública de ensino. “Após as capacitações, eles fazem palestras nas escolas e montam estandes para eventos. Já estamos na sexta turma”, explica. 

Uma das reivindicações feitas pelo major foi a aquisição e troca de alguns armamentos, materiais e equipamentos para atender os trabalhos e motores para as embarcações medianas. Atualmente, o efetivo é de cerca de 27 para cobrir 22 municípios mato-grossenses.

O deputado Claudinei se comprometeu a levar as demandas para outros integrantes da Comissão de Segurança e, assim, articularem junto ao governo estadual para as devidas soluções. 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358


Associadas


Galeria de Imagens