Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de julho de 2021 13h57


MEIO AMBIENTE

Deputado defende exploração de energia solar e é contra usinas no Rio Cuiabá

"Capacidade de Mato Grosso permite incentivos à produção e consumo de energia mais limpa", diz Wilson Santos

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é contrário à instalação de usinas hidrelétricas na região do Rio Cuiabá. A posição foi manifestada durante audiência pública realizada na terça-feira (13), para discutir a mortandade de peixes na região do Manso.

O parlamentar entende que cabe aos poderes Legislativo e Executivo patrocinar ações de conciliação da produção econômica com a preservação ambiental. Neste contexto, a exploração da energia eólica e solar deverá ser incentivada em Mato Grosso, bem como o consumo do gás natural que já é importado da Bolívia. Isso porque as usinas hidrelétricas projetadas para construção no Rio Cuiabá não acrescentarão na ampliação do fornecimento de energia a Mato Grosso. 

“Temos firmes matrizes energéticas e Mato Grosso já produz energia suficiente para si próprio. Essas outras hidrelétricas é para abastecer outros estados da federação. A proposta é inseri-las no circuito nacional”, disse. 

O deputado Wilson Santos avalia que o cenário permite a Mato Grosso adotar políticas de conciliação do meio ambiente a partir da produção de uma energia mais limpa e favorável ao meio ambiente.

“Nós não precisamos utilizar nossos rios para gerar energia aos mato-grossenses. Tem que ser explorada a energia solar, eólica e o gás natural. A Petrobrás já diagnosticou gás na bacia da região de Campo Novo dos Parecis. Estamos com um campo fértil de ideias para preservar o Pantanal, a Bacia Amazônica, o Araguaia e respeitar a produção econômica”, destacou.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420