Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de julho de 2020 14h50


ENFRENTAMENTO

Deputado defende união de municípios da região sudeste no combate à Covid-19

Thiago Silva é defensor da distribuição gratuita do kit covid, com orientação médica, para pessoas de baixa renda

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Diante do crescimento de casos do novo coronavírus no sudeste de Mato Grosso, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defendeu a gestão compartilhada entre os 19 municípios para combater o vírus e a criação de ações unificadas de barreiras sanitárias, testes em massa, implantação e manutenção de UTIs.

O parlamentar lembrou que a quantidade de leitos de enfermagem e UTI nas cidades que compõem a regional de Rondonópolis é preocupante, mas pode ser amenizada por meio de parcerias que podem ser firmadas com o Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso (Coress-MT). “Nossa guerra é contra o inimigo comum e precisamos do esforço de todos. Entendo que, com o fortalecimento do Coress, é possível tomar medidas mais rápidas e promover mais eficácia tanto no combate à disseminação do vírus quanto no tratamento da doença”.

Para Thiago, o Coress é ferramenta essencial para implantação de estratégias que possam interligar os municípios. “Não tenho dúvida de que, através do consórcio, podemos gerar mais capacidade de leitos tanto para enfermagem quanto a UTI e também na aquisição de medicamentos para conter o avanço da infecção no organismo”, conta.

O deputado está organizando agenda com a administração do Coress, junto com prefeitos da região. “A ideia é promover, por videoconferência, um debate amplo sobre o problema, levantar sugestões e acatar, através da decisão da maioria, medidas que possam levar à redução de casos de coronavírus. Depois da grande Cuiabá, nossa região é a que mais preocupa no estado”.

Tratamento preventivo  –  Thiago Silva é defensor da distribuição gratuita do kit covid, com orientação médica, para pessoas de baixa renda.

Barreira sanitária  –  Silva também enxerga as barreiras sanitárias entre municípios como uma estratégia que pode gerar eficácia, desde que o trabalho seja em todas a entradas das cidades. “Não tenho dúvida que funciona. Com barreiras sanitárias, é possível distribuir álcool 70%, máscaras, material informativo, aferição de temperatura e colher dados das pessoas, com questionários para investigar a vida do indivíduo nos últimos dez dias. Mas, para o bom resultado, é preciso comprometimento de todos os envolvidos”.

Testagem em massa  – O deputado também é defensor da testagem em massa da população. “Só aqui na região sudeste são mais de 500 mil habitantes. Precisamos testar boa parte dessa população, para que os diagnosticados com Covid possam fazer o isolamento. Para evitar aglomerações, é possível trabalhar pelo sistema drive-thru e utilizar espaços públicos nos bairros e estádio de futebol. Os estudos já comprovaram: quanto maior a testagem, maior é o controle da doença”.


Gabinete do deputado Thiago Silva