Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de março de 2020 16h50


EFEITO CORONAVÍRUS

Deputado João Batista indica que governo do estado antecipe 13º

O parlamentar também pediu que o Poder Executivo disponibilize álcool em gel e equipamentos de proteção individual para todas as unidades do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de MT

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual João Batista (Pros), durante a sessão plenária desta quarta-feira (18), encaminhou a Indicação nº 1156/2020, ao governador Mauro Mendes (DEM) e demais secretários, pedindo o adiantamento do 13º salário para os servidores públicos de Mato Grosso. A iniciativa, de acordo com o parlamentar, irá ajudar como uma medida no combate ao coronavírus - Covid-19.

“Medidas de contingências já estão sendo adotadas em todo país, assim como no estado de Mato Grosso. Na Assembleia, por exemplo, além de concentrar todas as sessões plenárias nas quartas-feiras, os gabinetes estão trabalhando com uma equipe reduzida. Por isso acredito que o adiantamento do 13º irá dar mais seguranças para os funcionários públicos que estão em casa”, explicou João Batista.

Em sua proposição, o parlamentar aponta que a providência, que deve ser avaliada com “máxima urgência”, pode ser atendida com a abertura de um crédito extraordinário, instrumento previsto na legislação para situações emergenciais, conforme delimitado na Constituição Federal, a exemplo de situações decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, esta última sendo representada pelo coronavírus, na avaliação do deputado.

“Estou fazendo o que posso como deputado estadual, como cidadão e como pai. Estivemos reunidos com o secretário de Saúde do estado nesta semana e tivemos acesso a dados extremamente alarmantes, fato que requer que adotemos medidas urgentes e de prevenção”, finalizou.

Álcool em gel e EPI - Ainda durante a sessão plenária desta quarta-feira, João Batista apresentou a Indicação nº 1155/2020, que mostrou a necessidade ao governador Mauro Mendes, assim como ao secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, de disponibilizar álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) para todas as unidades do Sistema Penitenciário e Socioeducativo do estado.

“Tal demanda se faz urgentemente necessária tendo em vista o crescimento dessa pandemia que se instalou no Brasil e no mundo. As consequências seriam desastrosas, caso um surto se instale dentro das unidades penais, não havendo unidades de saúde suficientes para atendimento”, disse João Batista em sua justificativa.


Gabinete do deputado João Batista