Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de julho de 2020 21h37


URGÊNCIA

Deputado Nininho indica a contratação de médicos formados no exterior para atender a saúde pública

“Neste momento, precisamos salvar vidas. Os médicos brasileiros formados no exterior, que comprovadamente demonstram aptidão e competência, poderão contribuir com a população”, enfatizou o parlamentar

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Na sessão matutina desta quarta-feira (8), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, defendeu, por meio de indicação ao governo do estado, a contratação de médicos formados no exterior para atender as unidades de saúde pública estaduais.

Durante sua fala na tribuna, o parlamentar citou o exemplo do estado de Sergipe, que, por meio de uma ação conjunta do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Estado, permitiu à Justiça conceder liminar para contratação de médicos formados em instituições de ensino estrangeiras que ainda não passaram pelo exame Revalida para atuar na assistência a pacientes diagnosticados com a Covid-19.

De acordo com o texto, é de conhecimento da população que os médicos formados no exterior aguardam o exame Revalida desde o ano de 2017. 

“Neste momento, Mato Grosso passa por uma situação crítica com o aumento da contaminação. Precisamos de medidas austeras para resolver o problema, a contratação temporária é uma saída”, justificou Nininho.

Nininho disse que teve uma conversa com o governador Mauro Mendes sobre a possibilidade de aplicar, em Mato Grosso, a experiência do estado sergipano, e disse acreditar que esta seja a maneira eficaz para atender e tranquilizar a população. 

“O governador me informou que Mato Grosso conta com mais 50 leitos de UTI devidamente instalados, sendo 20 no Hospital Santa Casa e 30 no Hospital Metropolitano. Nesta quarta-feira, cinco a dez leitos serão ativados na Santa Casa, o restante, por falta de recursos humanos, não será possível liberar, talvez a contratação dos médicos enquanto perdurar a pandemia seja a solução para atender a baixada cuiabana e se estender aos municípios polos de saúde”, ratificou o deputado.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320