Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 13 de maio de 2022 15h27


INTERCÂMBIO CULTURAL

Deputado Professor Allan destina emenda à Literamúsica

Projeto idealizado pelo maestro Fabrício Carvalho e deputado Professor Allan Kardec permite intercâmbio e acesso à cultura para públicos e novos artistas a partir de emenda parlamentar

JONAS DA SILVA / Gabinete do deputado Allan Kardec



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O Cine Teatro Cuiabá recebe neste sábado (14/5), às 20 horas, o Projeto Literamúsica, com apresentações e intercâmbio de músicos, escritores e plateia. O produto cultural foi idealizado pelo maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, e o deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT), por meio da destinação de emenda parlamentar.

O público em casa também poderá acompanhar o projeto pelo canal do YouTube do Cine Teatro Cuiabá. O ingresso para a entrada será 1 Kg de alimento não perecível, que pode ser trocado a partir das 19 horas no local do evento. A limitação de assentos é de 60 pessoas.

Junto com o maestro Fabrício no palco estarão as compositoras e cantoras Pachá Ana e Si Azevedo; o escritor, ator e poeta Caio Ribeiro, o percussionista Cleiton Bolacha e o músico, compositor e instrumentista, Oliveira Filho, que fará a direção musical do evento.

Até o fim do ano, o projeto será um verdadeiro circuito cultural sempre nos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra (23/6); Cáceres (25/8) e Sinop (10/11), sempre mediada pelo maestro. As apresentações e performances com participação do público nos locais onde ocorrer o projeto serão no formato de programas de auditórios de TV.

O deputado Professor Allan Kardec afirma que a ideia do Literamúsica é levar arte e cultura ao público jovem e apresentar a eles novos artistas mato-grossenses. E permitir o acesso de modo mais fácil, de forma popular, e fazer simultaneamente a divulgação das diversas manifestações de artistas e escritores do Estado.

“É a prática da cultura e circulação da arte. Um intercâmbio, troca de experiências entre novas plateias e divulgação da geração de novos artistas mato-grossenses. Desenhamos isso, junto com o maestro Fabrício e o Flávio Ferreira do Cena Onze, para promover, principalmente aos jovens, nossa qualificada cultura de novos músicos, escritores, compositores, cantores e artistas de Cuiabá e de todo Mato Grosso”, descreve a importância do projeto.

 

Público e artistas jovens

Para o maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho, o projeto cumpre a finalidade de proporcionar a troca de experiências entre o público jovem em especial e artistas mato-grossenses. Pois, ele afirma que as áreas de literatura, da música, do teatro, do audiovisual tem crescido muito em Mato Grosso, em todas as plataformas artísticas.

"O deputado Allan Kardec, eu e o professor Flávio Ferreira, do Cena Onze, também entusiasta dessa ideia, sentamos, pensamos e planejamos um grande projeto que tivesse interação e participação dos estudantes. E principalmente que eles tivessem acesso a essa nova formação dos jovens artistas de Mato Grosso", descreve como foi formatado o projeto. "É um público que precisa de novas ideias. E tem novos artistas que precisam de um novo público e divulgar seus trabalhos", resume o objetivo do Literamúsica.

Maestro Fabrício acrescenta outro objetivo do projeto de divulgar aos estudantes universitários a música e literatura fora do eixo cultural da "industrialização de massa". "Não é só o que passa na televisão aberta, só o que toca no rádio. A ideia é que eles conheçam outros artistas também. Principalmente os artistas de Mato Grosso", afirma.

O diretor musical do Literamúsica, destaca o projeto como inédito e necessário e que compõe a harmonia perfeita para promover e mostrar a rica cultura mato-grossense. Ele se diz honrado com a oportunidade de participar do projeto.

 

Música e literatura para a vida

"O projeto já soa poesia e música já vem com sonoridade, o Litera Música. O que seria do mundo sem a literatura e sem a música, algo tão maravilhoso para nossas vidas ?", comemora o multi-instrumetista. "E temos a música que considero o complemento indispensável dessa festa cultural. A música pode, através dos ouvidos de quem as ouvem penetrar nos lugares talvez nunca visitado com palavras. Mas, com a letra vai chegar, isso é conhecimento para nosso intelecto e música para nossos ouvidos, para nossa alma e vida. Sou muito grato de participar deste encontro cultural", registra Oliveira Filho sobre o impacto do Literamúsica.

Oliveira Filho é músico, compositor e instrumentista há mais de 20 anos em Cuiabá. Ele veio do Rio de Janeiro trompetista, músico da  Escola Villa Lobos. Nas décadas de 1980 e 1990 começou a tocar na Escola Técnica Federal, ETF, (IFMT), com os lendários Bolinha e Juca de Mestre Albertino na banda marcial da escola.

Depois foi levado por Bolinha para as festas do Senhor Divino da Catedral de Cuiabá e Festa de São Benedito na Igreja do Rosário. Com as experiências, firmou carreira com o samba e pagode na Banda KAARADOGOL. Ali tocou cavaquinho e violão. Oliveira Filho foi ainda vocal em várias bandas em Mato Grosso há 20 anos. Um dos destaques foram os hits dos Garanhões da Madrugada, bloco histórico e ícone de Santo Antônio de Leverger que embalou e embala vários carnavais na cidade.


Gabinete do deputado Allan Kardec

Telefone: (65) 3313-64000

E-mail: ascomdeputadoallan@gmail.com