Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 20 de maio de 2020 18h25


FAIXA DE FRONTEIRA

Deputado reforça pedido de viaturas para os 22 municípios da região oeste

Dr. Gimenez agradece destinação de veículos para Cáceres, Pontes e Lacerda e Gefron, mas continua cobrando atendimento aos demais municípios na faixa de fronteira

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Os 22 municípios que compõem a região oeste estão na faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia têm indicações do deputado Dr. Gimenez (PV) para receber novas viaturas das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. A cobrança vem sendo feita desde o início do mandato, no ano passado.

O parlamentar explica que o governo do estado anunciou, nesta semana, a entrega de veículos, caminhonetes 4 x 4, para atender prioritariamente municípios onde há Comandos Regionais e unidades especializadas da força-tática. Na região oeste, serão contemplados Cáceres, Pontes e Lacerda e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

“Agradeço o atendimento das minhas indicações, pois essas viaturas reforçarão a segurança, onde nós sabemos que é muito importante a presença do Estado. Mas temos demandas por melhoria na frota de veículos, que hoje é bastante antiga e sem manutenção, para outros municípios e em especial à Polícia Judiciária Civil, que por enquanto também não foi contemplada”.

Mato Grosso possui 750 quilômetros de fronteira seca, área que abrange 28 municípios, dos quais fazem parte 22 da região oeste que sofrem direta e indiretamente as consequências da proximidade com a Bolívia. O narcotráfico e quadrilhas especializadas em roubo e furtos de veículo atuam ao longo desta extensa área por estradas vicinais, estaduais e federais, algumas de difícil acesso.

“Estive pessoalmente falando com os profissionais que atuam na região e que fazem um trabalho exemplar e heroico, por isso, reforço a necessidade destinação de novas viaturas para todos municípios e também de outros investimentos em diversas áreas, além da segurança pública. Temos que olhar para a nossa fronteira como uma região de oportunidade, segurança e desenvolvimento”.

Ele explica que é uma região extensa e com grande variedade de paisagens. Para percorrê-la, é preciso passar por áreas urbanas, comunidades rurais ou desertos inóspitos, de cerrado, floresta e pantanal. Área com estradas vicinais e trilhas conhecidas como "cabriteiras".

As forças de segurança atuam na região a partir da delegacia de fronteira, com sede em Cáceres, onde existe uma cooperação entre a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Gefron, com sede em Porto Esperidião, e as PM e PJC nos municípios, além de outros parceiros, em nível municipal, estadual e federal.

Indicações - As indicações nº 2535/2019 e nº 4211/2019 são referentes às solicitações de viaturas para Corpo de Bombeiros Militar (CIBM), com base em Cáceres e que atende a 11 municípios no seu entorno, em resgate, salvamentos e trabalho conjunto com as outras políticas; e se refere à cobrança por veículos para PM, PJC e Gefron em todos os 22 municípios.

Entre os municípios estão: Araputanga, Cáceres (atendido), Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda (atendido), Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade. 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez