Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 28 de outubro de 2020 09h40


EDUCAÇÃO

Projeto quer criar cursinho vestibular gratuito Aprova Mato Grosso

A proposta é do deputado Thiago Silva, presidente da Comissão de Educação da ALMT

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Deputado Thiago Silva em sessão plenária da ALMT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o Projeto de Lei nº  894/2020 para que o governo do estado possa criar o cursinho pré-vestibular gratuito Aprova Mato Grosso. O projeto foi apresentado durante sessão remota da Assembleia Legislativa no início do mês.

O projeto tem como objetivo atender os estudantes carentes, alunos das escolas públicas e pessoas de baixa renda com aulas gratuitas de cursinhos pré-vestibular. O curso utilizará as instalações da rede pública estadual, no turno noturno. De acordo com a proposição, as vagas serão preenchidas com 70% para estudantes das escolas públicas e 30% para quaisquer interessados, mediante a comprovação de baixa renda e prestação de provas de seleção.

“A prova do Enem está chegando e neste período de pandemia precisamos buscar mecanismos para ajudar nossos estudantes a conseguir uma vaga na universidade pública e este projeto vem ao encontro dessa demanda: fortalecer a educação pública de qualidade”, disse Silva.

De acordo com o projeto, o governo poderá firmar convênios com a iniciativa privada e com entidades do terceiro setor, com a finalidade de executar o Aprova Mato Grosso. Aos professores da Seduc-MT que se disponham a atuar no curso, poderá ser paga uma bolsa mensal a ser definida pela secretaria.


Gabinete do deputado Thiago Silva