Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de janeiro de 2021 15h20


EXÉRCITO

Deputado Wilson Santos articula para garantir permanência do 9º BEC em Cuiabá

Ato administrativo do governo federal publicado em dezembro de 2020 transfere unidade histórica do Exército para Sinop

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) se manifesta contrário a mudança e planeja diálogo com a cúpula do Exército em Brasília para que seja avaliada a possibilidade de impedir a transferência.

"Vou pedir uma audiência com o Tenente General Júlio César Arruda, que é cuiabano e conhece nossa história. O BEC é um batalhão dos cuiabanos. Tem toda uma história, uma tradição, a ideia é que permaneça em Cuiabá e que o Exército crie uma nova unidade de engenharia em Sinop", disse.

O parlamentar reforça que não é contra Sinop ou qualquer município mato-grossense para receber unidades do Exército. "Não sou contra Sinop ou algum município do Norte do Exército ter uma unidade do Exército. Sou a favor e entendo que está até atrasado. O Exército deveria ter uma unidade. Mas não concordo com a transferência do 9 BEC", pontua.

O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), "Batalhão General Couto de Magalhães", é uma das unidades do Exército Brasileiro, localizado em Cuiabá. É subordinado ao 3.º Grupamento de Engenharia, sediado em Campo Grande (MS). 

Seu nome histórico é uma homenagem ao General José Vieira Couto de Magalhães, presidente da província de Mato Grosso e responsável pelas primeiras ideias de construção da rodovia  conhecida como BR-163. Subordinado ao Comando Militar do Oeste, forma contingentes de reservistas e qualifica para o mercado de trabalho.
 


 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com