Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de julho de 2020 14h05


15 ANOS DE ABANDONO

Deputados cobram a conclusão das obras do Hospital São Thomé, em Cuiabá

Elizeu Nascimento questionou, ainda, onde foi gasto o recurso federal enviado para Mato Grosso para o combate e enfrentamento à Covid-19

LAIS MEDEIROS DO CANTO / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Abandono total. Os deputados Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes (PSL) encontraram ruínas durante uma fiscalização, na última segunda-feira (13), do prédio onde funcionava o Hospital São Thomé. O local se tornou ponto de usuários de drogas e esconderijo para criminosos, além da sujeira que coloca a saúde da população da região em risco.

“Estamos buscando a verdade, assim como fizemos anteriormente quando encontramos os respiradores guardados, enquanto a população sofre esperando um leito de UTI. O trabalho que estamos realizando é para que a população possa saber para onde está indo o dinheiro público", destacou o deputado Elizeu Nascimento.

A fiscalização foi registrada através de lives, deixando nítido o descaso do poder público. O prédio foi tomado por moradores de rua que fazem as suas camas com papelões e fogão com tijolo no interior do prédio.  A antiga piscina, ao invés de água, hoje é preenchida por lixo. “Se não bastasse o perigo à saúde, o local também passou a ser frequentado por drogados e criminosos. A população não aguenta mais o abandono e o descaso. São 15 anos de abandono", frisou o parlamentar.

O prédio foi comprado pelo governo do estado de Mato Grosso em 2004, após o Hospital São Thomé falir. No local, segundo o Executivo, a intenção era abrir uma pediatria, o que nunca aconteceu.

Mais de 10 anos depois, o então governador Pedro Taques (PSDB) estudava entregar o local ao grupo Shriners, dos grãos-mestres da Maçonaria, para que se tornasse um hospital filantrópico. Em 2017, o grupo apresentou uma proposta para que o extinto São Thomé se tornasse uma unidade especializada de ortopedia infantil. Taques e a sua equipe se mostraram favoráveis, faltando apenas uma questão de formalização burocrática.

Desde então, já se passaram dois anos desde que o governo anunciou a reativação do prédio por parceria filantrópica, mas a proposta não saiu do papel. O motivo nunca foi informado. A "herança" ficou nas mãos do governador Mauro Mendes (DEM).

“Esse é um local onde caberiam vários leitos de UTIs. O dinheiro que vai ser gasto para montar um hospital de triagem na Arena Pantanal poderia ser investido nessa estrutura. O governo de Mato Grosso recebeu R$ 471,46 milhões para o combate e enfrentamento à pandemia causada pela Covid- 19. As informações estão publicadas no site da Presidência da República - Secretaria de Governo - Secretaria Especial de Assuntos Federativos. Cadê esse dinheiro?”, questionou Nascimento.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730