Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de outubro de 2017 16h14


MÉDIO-NORTE

Deputados ouvem demandas regionais durante Assembleia Itinerante

Reunião foi realizada em São José do Rio Claro para debater o desenvolvimento local

LAÍS COSTA MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Assembleia Itinerante em São José do Rio Claro (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

Deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças regionais debateram sobre as demandas e os projetos para impulsionar o desenvolvimento do médio-norte mato-grossense. A reunião foi realizada na última sexta-feira (29) durante o projeto “Assembleia Itinerante em Ação” em São José do Rio Claro (330 km da capital) e a infraestrutura logística despontou como principal problema na região, sobretudo para os municípios de Nova Maringá e São José do Rio Claro.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (PSB), e contou com a presença dos deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Mauro Savi (PSB). Na ocasião, representantes de Nova Mutum, Nova Maringá, São José do Rio Claro e do distrito de Brianorte apresentaram os entraves como falta de estrada e pontes que estão comprometendo o escoamento da produção na região.

O prefeito de Nova Maringá, João Braga, fez um apelo aos deputados para o asfaltamento da rodovia MT-249, no trecho que chega até o município, e alertou que, sem a reforma da estrada, não haverá como escoar a produção agrícola. “Hoje estou aqui para falar do asfalto de Nova Maringá. Sem isso, não teremos como retirar a soja e vamos perder todo o investimento”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Maringá, Neto Destefani, afirmou que já foram solicitadas audiências na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado e pediu apoio aos parlamentares pelos investimentos.

Vereador em Nova Mutum, Lucas Badan destacou a necessidade de conclusão da pavimentação da MT-010, rodovia paralela à BR-163, e que serviria de alternativa para os usuários e reduziria custo de transporte. “Toda a região se beneficiaria com a MT-010 e ainda iria desafogar a BR-163”.

Dilmar Dal Bosco (DEM) falou sobre a importância da atuação dos prefeitos e vereadores para reivindicar investimentos para seus municípios. “Precisamos trabalhar, cobrar pela realização de obras estruturantes e de políticas públicas que viabilizem a produção em nosso estado. Já conseguimos avanços importantes com relação a licenciamentos ambientais, desoneração das cadeias produtivas e apoio aos produtores”.

O deputado Mauro Savi (PSB) falou sobre o momento delicado que Mato Grosso atravessa, com escassez de recursos e cobrou a participação efetiva das lideranças no processo de elaboração do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos por um período de dez anos.

O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PSB), enfatizou que existe esforço político para efetivar as ações, mas faltam recursos para cumprir todos os repasses necessários. “Os custos estão cada vez maiores e a arrecadação não acompanhou os gastos. Temos que fazer o melhor com o pouco que temos e é isso que estamos fazendo”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens