Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 29 de novembro de 2001 00h00


DEPUTADOS VãO OUVIR CORBELINO

Deputados vão ouvir Corbelino

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia vai questionar ações da secretaria

MARIA LUIZA / ALMT



Por sugestão do deputado Zé Carlos do Pátio, PMDB, a Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Roberto Nunes, PSDB, convocou o secretário Benedito Corbelino “para que ele explique as dificuldades da sua pasta que emperram ações essências para se operar mudanças estruturais”. O deputado vai questionar a demora em enviar a lei orgânica das polícias Militar e Civil, ouvidoria, fundo de amparo às testemunhas, psicólogos nos quartéis para atender a tropa, reavaliação dos cursos de reciclagem que no seu entender a carga horária é pequena e, especialmente que se institua um processo seletivo mais rigoroso.

Zé Carlos questiona ainda, o compromisso de colocar na atividade - fim cerca de 1300 policias que estão em atividade - meio, ou seja “destinar os policiais para efetivamente garantir segurança à população e, que não foi concretizado”. O parlamentar exemplifica as quatro execuções envolvendo policiais, ocorridas em Rondonópolis que abalou a opinião pública e gerou pânico na cidade e, critica também a postura do Comando da polícia em apenas transferi-los de Paranatinga para Chapada dos Guimarães, de Alta |Floresta para Rondonópolis, “para citar apenas dois exemplos”.

O deputado reitera que nunca a Segurança Pública recebeu tanto recurso como agora, o orçamento à disposição daquela secretaria aumentou significativamente - em 2001 foi de R$ 250 milhões, 2002, R$ 295 milhões e, “em contra partida nenhuma resposta nos foi dada sobre assuntos que podem proporcionar mudanças estruturais”. Zé Carlos diz que em dez anos o número de policiais não alterou absolutamente nada, eram 4800 no Governo Jaime Campos e, mesmo com o crescimento do estado nada mudou na Segurança Pública. “O Governo Dante privatizou tudo na sua administração e, os recursos dessas privatizações não foram investidos em áreas essenciais”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Plenário
Maria Luiza e Maria Nascimento


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com