Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 14 de setembro de 2020 19h32


SEGURANÇA

Deputados visitam a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra

Delegado Claudinei e Dr. João conheceram os trabalhos desenvolvidos pela instituição

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Dr. João de Matos (MDB), presidente e membro suplente, respectivamente, da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quinta-feira (10), se reuniram com o tenente-coronel José Neto da Silva Lima, comandante do 6° Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) de Tangará da Serra (MT). Também marcaram presença o major e comandante Antônio Guimarães e o sargento Fausto Luiz da Silva, da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CIBM-MT).

Além da 3ª CIBM, o 6° Comando Regional de Tangará da Serra conta com o 3° Núcleo e a 14ª Companhia Independente da instituição, respectivamente, localizadas nos municípios mato-grossenses de Campo Novo e Juína. “Hoje contamos com 45 militares aqui, 13 no Núcleo e 27 em Juína, ao todo a Regional conta com 87 profissionais, em que estamos com três bases e reduzimos as escalas com a pandemia da Covid-19”, explica José Neto.

Queimadas – O 6° Comando Regional é responsável por atender 18 municípios, sendo que há seis bases montadas e centralizadas para o combate ao incêndio na região. “Estamos com as equipes todas em campo. Já tivemos uma controlada com um incêndio em terra indígena, que temos 30 brigadistas. As forças de segurança e armadas estão dando apoio, até bombeiros de outros estados, como de Mato Grosso do Sul”, explica o comandante regional.

Ele esclarece que, para grandes ocorrências, é feita uma solicitação para apoio da base do Corpo de Bombeiros de Cuiabá, sendo que o Batalhão de Emergência Ambiental já conta com este planejamento estratégico para atender no decorrer do ano, em todo estado de Mato Grosso.

Equipamentos – Em relação às viaturas, os parlamentares tomaram conhecimento que a instituição recebeu várias camionetes locadas pelo governo estadual. “Hoje, cada companhia subordinada ao CR tem uma camionete, uma viatura administrativa e caminhão de incêndio”, explica José Neto.

O 6° Comando Regional tem uma importante parceria com a prefeitura de Tangará da Serra, que garante a aquisição de equipamentos para atender a corporação. “Aqui temos uma particularidade, pois temos um fundo pelo município que apoia para reequipamento. Então, o contribuinte paga na conta de água e luz uma pequena taxa simbólica, uma vez por ano, e o recurso é destinado. A gente faz a solicitação para o município, tem uma comissão dos vereadores, da sociedade civil organizada e do Corpo de Bombeiros, entramos em um acordo, faz todo o processo de licitação até a aquisição”, explica o comandante regional.

O encontro realizado pelos deputados Claudinei e Dr. João faz parte das ações da Comissão de Segurança Pública e Comunitária em fazer o levantamento dos trabalhos desenvolvidos e as principais demandas das instituições de segurança pública, principalmente dos polos regionais que pertencem à Região Integrada de Segurança Pública (Risp).


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358