Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de agosto de 2020 11h25


HOMENAGEM

Dom Pedro Casaldáliga é velado em São Félix do Araguaia

Deputado Barranco representa ALMT na cerimônia. O corpo do missionário claretiano será sepultado hoje em São Félix do Araguaia.

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: ROBSON FRAGA

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) representou a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso no velório do bispo emérito de São Félix do Araguaia e missionário claretiano, Dom Pedro Casaldáliga. A cerimônia religiosa foi realizada na terça-feira (11), no Santuário dos Mártires da Caminhada, em Ribeirão Cascalheira (893 km de Cuiabá). O religioso morreu no último sábado (8) em decorrência de complicações respiratórias.

Casaldáliga ficou conhecido por sua ação política e pelo trabalho em defesa de direitos dos povos indígenas e no combate à violência oriunda dos conflitos agrários. O religioso sempre esteve ao lado dos camponeses, ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Costumava dizer: “Na dúvida, fique ao lado dos pobres”.

"Dom Pedro deixa saudades eternas para todos os mato-grossenses. Um homem incansável na defesa dos menos favorecidos, em especial dos povos indígenas, das mulheres e dos agricultores familiares. Pedro deixa um legado de fé, esperança e amor ao próximo, Vá com Deus, meu amigo!", disse o deputado Valdir Barranco.

“Agradecemos ao deputado Valdir Barranco por ter representado esta Casa de Leis e a todos nós deputados na despedida a Dom Pedro Casaldáliga; um homem ímpar na defesa dos menos favorecidos e que merece todas as reverências”, completou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

O corpo de Casaldáliga será sepultado nesta quarta-feira (12), no cemitério dos Karajás e dos Peões, em São Félix do Araguaia (MT). A escolha do local atende a um pedido feito pelo bispo ainda em vida.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821