Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 16 de agosto de 2018 16h46


REDE PÚBLICA

Dosagem de vitamina D deverá ser incluída no rol de exames de rotina

Projeto de lei do deputado Wagner Ramos é aprovado em 1ª votação na Assembleia

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Projeto de Lei 480/2015, de autoria do deputado Wagner Ramos (PSD), que dispõe sobre a inclusão da dosagem de vitamina D no rol dos exames de rotina solicitados nas unidades de saúde do estado de Mato Grosso, foi aprovado na sessão matutina da última terça-feira (14).

Muito se tem falado sobre os males que a falta de vitamina D pode causar ao organismo. Há muitos anos, a necessidade dessa vitamina era associada apenas à manutenção de dentes e ossos saudáveis. Mas sabe-se hoje que a vitamina D é essencial ao organismo, especialmente devido ao potencial de prevenção de doenças e sua função na absorção de cálcio.

O deputado Wagner Ramos explica que a proposta tem como base o aumento nos casos de doenças relacionadas à falta da vitamina no organismo. "Alguns fatores contribuem para o crescente número de casos de carência de vitamina D, entre eles a baixa exposição do corpo humano ao sol, uma vez que grande parte das pessoas trabalha em ambientes fechados. Por isso, a realização de exame de sangue para identificar os níveis de vitamina D se faz necessário periodicamente".

De acordo com estudos, a falta de vitamina D no organismo pode causar fraqueza muscular, depressão, asma, gripe e doenças respiratórias, enfraquecimento dos ossos, doenças cardiovasculares e até câncer. A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo por meio da pele, estimulada pela exposição moderada ao sol.

A Sociedade de Endocrinologia recomenda que pessoas com risco de deficiência de vitamina D sejam examinadas com certa frequência para determinar o nível do nutriente no sangue. Vale lembrar que o excesso de exposição ao sol não leva a uma produção excessiva de vitamina D.

Nos últimos anos, a vitamina D ganhou extrema importância no meio médico, estando cada vez mais evidente a sua importância para a saúde da população. “O exame da dosagem de vitamina D nos pacientes, como exame de rotina, é um pontapé inicial para que as pessoas possam realizar a reposição da vitamina D quando necessário, promovendo a medicina preventiva que beneficia tantos pacientes”, disse o deputado, ressaltando ainda a importância do projeto de lei na manutenção da saúde da população.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com